Devolução de produtos com vícios

Se o produto adquirido apresentar vícios, o consumidor pode exigir a devolução do bem e o recebimento de todas as quantias pagas, entre outros direitos, ou ainda as reparações cíveis e criminais, por danos materiais e morais.

Neste roteiro:
  • Aspectos gerais
  • Prazo para reclamar do produto com vício aparente
  • Prazo para reclamar de produto com vício oculto
  • Vícios que podem ser reparados
  • Prazo para sanar o vício
  • Troca obrigatória
  • Nota Fiscal
  • Referências
  • Passo a passo ilustrado

Aspectos gerais

Segundo o art. 18, §1º, do CDC, se o produto adquirido apresentar vícios, e estes não puderem ou não forem sanados em 30 dias, o consumidor poderá exigir à sua escolha uma das seguintes opções:

a) complementação do peso ou medida faltante
b) recebimento imediato do valor pago;
c) receber um abatimento proporcional no preço;
d) substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

De acordo com o artigo 18, §2°, do CDC: 

"As partes poderão convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior (trinta dias - mencionado no §1º, do art. 18, do CDC), não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor".

Além de escolher uma das opções supramencionadas, o consumidor poderá exigir as reparações cíveis e criminais, por danos materiais e morais.

Prazo para reclamar do produto com vício aparente...

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