Denunciação da lide só é vedada em relação de consumo em caso de defeito em produto

Denunciação da lide só é vedada em relação de consumo em caso de defeito em produto

Apenas em caso de defeitos em produtos não é possível chamar à ação o banco em razão de corte por inadimplência quando paga a conta. A conclusão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, seguindo a ministra Nancy Andrighi, entende que, em se tratando de defeito na prestação de serviços, é possível a denunciação da lide.

Segundo Ovídio Baptista, a denunciação da lide é "o ato pelo qual o autor ou o réu chama a juízo um terceiro a que se liguem por alguma relação jurídica de que decorra, para este, a obrigação de ressarcir os prejuízos porventura ocasionados ao denunciante, em virtude de sentença que reconheça a algum terceiro direito sobre a coisa por aquele adquirida, ou para que este o reembolse dos prejuízos decorrentes da demanda".

Um consumidor entrou na Justiça pedindo indenização contra a Telet S/A, empresa que controla a Claro, operadora de telefonia celular, em razão do corte indevido do serviço. A operadora alegava falta de pagamento da fatura vencida em 9 de janeiro de 2004, mas o consumidor afirmava, e comprovou com documentos, que a fatura estava paga. O fato levou à troca de operadora e ao cancelamento do contrato, contudo a Claro se opôs à rescisão argumentando que esta não poderia ser concretizada enquanto persistisse a suposta inadimplência. Esse o motivo do pedido de indenização.

A empresa contesta, afirmando que o valor que o consumidor diz ter pago não lhe foi repassado pelo Banco do Brasil. Dessa forma, pediu a denunciação da lide à instituição financeira.

O banco, por sua vez, contesta, impugnando a denunciação. Afirma que o BB seria mero intermediário entre o consumidor e a empresa, dessa forma, se os serviços de telefonia foram suspensos, embora tenham ocorrido reiterados contatos do consumidor afirmando a quitação da dívida, a instituição não poderia ser responsabilizada pelos danos decorrentes.

Além disso, entende que a denunciação da lide não teria cabimento em processo em que se discute relações de consumo. Isso porque o artigo 88 do Código de Defesa do Consumidor afirma que "na hipótese do artigo 13, parágrafo único deste código, a ação de regresso poderá ser ajuizada em processo autônomo, facultada a possibilidade de prosseguir-se nos mesmos autos, vedada a denunciação da lide". Por sua vez, o artigo 13 afirma que o comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando: o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados; o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador; ou não conservar adequadamente os produtos perecíveis. Em seu parágrafo único afirma-se que aquele que efetivar o pagamento ao prejudicado poderá exercer o direito de regresso contra os demais responsáveis, segundo sua participação na motivação do evento danoso.

Em primeiro grau, a denunciação da lide foi rejeitada. Decisão mantida pelo Tribunal de Justiça gaúcho, levando a Telet a recorrer ao STJ. Entende a empresa que, ao determinar a citação do banco, o juiz já havia deferido a denunciação, não podendo indeferi-la posteriormente..

Ao apreciar o pedido, a relator, ministra Nancy Andrighi, afasta a alegação de que o juiz de primeiro grau não poderia ter indeferido o pedido. "Se a determinação da citação tivesse tal eficácia, não haveria qualquer sentido na norma do artigo 75, inciso II, do Código de Processo Civil", entende. "Com efeito, se é possível que o terceiro compareça ao processo exclusivamente para negar sua qualidade de litisdenunciado, é evidente que a decisão sobre a admissibilidade ou não dessa medida poderá ser tomada pelo juízo após sua oitiva".

Em relação à denunciação da lide em ações de consumo, contudo, a ministra deferiu o pedido. Para ela, o artigo 13 do CDC trata de norma introduzida com a nítida intenção de facilitar o exercício dos direitos do consumidor em juízo. Explica a relatora que isso significa dizer que, sempre que não houver identificação do responsável pelos defeitos nos produtos adquiridos, ou que sua identificação for difícil, autoriza-se que o consumidor simplesmente litigue contra o comerciante, que perante ele fica diretamente responsável. Posteriormente, em uma nova demanda, sem a participação do consumidor – que já terá seus direitos satisfeitos – autoriza-se a ação de regresso do comerciante para que o prejuízo seja suportado pelo verdadeiro causador do dano.

Essas hipóteses de que trata o artigo 13 não se confundem com as do artigo 14. "Nas primeiras, regula-se os defeitos apresentados em produtos comercializados a consumidores. Na segunda, fala-se de defeitos na prestação de serviços", esclarece.

O artigo 14 dispõe que "o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos". Mas não há – ressalta a relatora – para os casos de prestação defeituosa de serviços, nenhuma regra equivalente á do artigo 13. "Como os serviços são naturalmente prestados de maneira direta pela pessoa física ou jurídica contratada pelo consumidor – ou, quando muito, por intermédio d empregados ou de prepostos –, não há a necessidade de se facilitar a propositura da ação, pelo consumidor. O prestador sempre será perfeitamente identificável".

O artigo 88, que proíbe a denunciação da lide, refere-se expressamente às hipóteses do artigo 13, não se referindo às do artigo 14. "Sendo assim, a vedação á apresentação de denunciação da lide em uma demanda envolvendo relação de consumo existe exclusivamente para as hipóteses em que o comerciante foi demandado em lugar do fabricante do produto. Jamais em ações em que se discute prestação de serviços", afirma a relatora.

Assim, considerando-se que a discussão judicial envolve o ressarcimento dos danos causados em caso de prestação de serviços de telefonia, e não de fornecimento de produtos, não é proibida a denunciação da lide.

A ministra Nancy Andrighi, acompanhada pelos demais ministros da Turma, anulou a decisão da Justiça gaúcha de modo que o pedido de denunciação da lide seja devidamente apreciado.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos