Eficácia da declaração de inconstitucionalidade II
Segurança e estabilidade das decisões em controle abstrato de constitucionalidade: limites subjetivos, efeito vinculante da decisão proferida em Ação Direta de Inconstitucionalidade, da cautelar em Ação Declaratória de Constitucionalidade, entre outros.
Segurança e estabilidade das decisões em controle abstrato de constitucionalidade
Limites subjetivos do efeito vinculante
A questão dos limites subjetivos do efeito vinculante, como o nome já diz, tem a ver com os sujeitos que ficam vinculados pela decisão tomada na Ação Declaratória de Constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal.
A principal questão a ser enfrentada é a vinculação, ou a não-vinculação, do próprio Supremo Tribunal Federal à suas decisões e aos motivos determinantes delas.
Buscando base no berço do instituto, o direito processual alemão, tem-se por inadmissível eventual auto-vinculação do órgão de cúpula do Poder Judiciário.
Entender o contrário significaria congelar a evolução do Direito Constitucional, e obrigaria o Tribunal a sustentar teses que considerasse errôneas e ultrapassadas.
O amparo a tal entendimento no Direito Brasileiro tem sido a fórmula inicialmente adotada pela Emenda Constitucional nº. 03, de 1993, reiterada pela Lei n.º 9.868/99 e pela Emenda Constitucional...