Lista completa de Artigos no DireitoNet

4.778 artigos publicados

Página 33 de 96
Da responsabilidade civil e penal por dano nuclear
Cláudia Gaspar Pompeo Marinho
Trabalho voltado para a energia nuclear e suas disposições na Constituição Federal, destacando-se os danos nucleares e as regulamentações acerca da responsabilização, tanto civil quanto penal.
Penal 03/07/2012
Purga da mora e multa moratória
Marcela Ali Tarif Roque
A questão que se propõe aqui se refere especificamente às contratações públicas, no sentido de saber se a anuência da Administração quanto ao recebimento do objeto, mesmo com atraso, implicaria necessariamente em dispensa ou renúncia da possibilidade de aplicar sanção.
Civil 02/07/2012
Comunicabilidade da elementar do crime de infanticídio
Wuiliton Luiz da Rocha
No entanto, lastreado em princípios jurídicos, o terceiro que participa em conjunto com a mãe em estado puerperal, na morte da criança também se enquadra no crime de infanticídio e não no crime de homicídio, cuja pena é superior.
Penal 02/07/2012
A religiosidade no período medieval: um panorama histórico
Ana Carolina Lappe do Prado Teixeira Neto
Destarte, procura-se aqui lançar um olhar mais abrangente acerca da presença da religiosidade no contexto social medieval, bem como uma breve análise das práticas da Inquisição e das acusações de bruxaria por meio de casos concretos.
Civil 02/07/2012
Lei Geral da Copa: disposições penais temporárias
David Pimentel Barbosa de Siena
Análise das disposições penais temporárias introduzidas pela Lei n. 12.663, de 5 de junho de 2012 - Lei Geral da Copa.
Penal 29/06/2012
A Lei Maria da Penha e sua aplicação nas relações de namoro
Cláudia Gaspar Pompeo Marinho
Abordagem sucinta da Lei Maria da Penha, assim como a sua aplicação nas relações entre namorados, principalmente destacando a recentíssima mudança de orientação jurisprudencial do STJ.
Penal 29/06/2012
A efetividade do princípio da dignidade da pessoa humana nas relações de trabalho
Maira Ceschin Nicolau
Estudo acerca da possibilidade de se aplicar o princípio da dignidade da pessoa humana como forma de sanar as lacunas da lei e proteger o trabalhador em situações que carecem de regulamentação específica sobre a matéria, como é o caso do trabalho penoso.
Trabalhista 28/06/2012
A missão do controle jurídico pelo Supremo Tribunal Federal em face dos demais poderes supremos
Luan Pedro Bittarello
Análise acerca do importante papel funcional do Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário Brasileiro, no tocante ao controle jurisdicional exercido em face dos atos públicos emanados tanto pelo Poder Legislativo como Executivo.
Constitucional 27/06/2012
A função dos crimes de perigo na tutela penal preventiva do meio ambiente
Cláudia Gaspar Pompeo Marinho
O meio ambiente é um dos direitos fundamentais da pessoa humana que exige a intervenção estatal para protegê-lo, principalmente na seara penal, impondo sanções aos que o agridem.
Civil 27/06/2012
O Poder Normativo da Justiça Trabalhista pós a Emenda Constitucional 45/2004
Kenaz Cristian Souza Veiga
A Emenda Constitucional 45/2004 trouxe alterações para o Poder normativo da Justiça do trabalho. Assim, os doutrinadores divergem no entendimento de que este poder tenha se tornado uma espécie de arbitragem.
Trabalhista 26/06/2012
A aplicabilidade das teorias possessórias
Rainner Jerônimo Roweder
A Constituição de 1988, em contemplação da evolução do abuso de direito, traz em seu bojo a função social da propriedade. Advinda da segunda geração direitos fundamentais, a propriedade passa a possuir uma íntima ligação com os direitos coletivos.
Civil 26/06/2012
O direito à visita íntima no sistema prisional brasileiro: história, relativização, controvérsias e efeitos
Marcela Martins Pereira
O direito garantido aos presos brasileiros ao recebimento de visita privada de seus cônjuges e companheiros vem sendo, desde a sua instiuição, motivo de controvérsias e polêmicas.
Penal 23/06/2012
Foro Privilegiado: ilegitimidade ou inconstitucionalidade?
Romulo Martini do Valle
O Foro Privilegiado foi criado com a função de proteger determinados cargos da litigância de má fé e de interesses arbitrários de juízes e pessoas influentes nos juízos de primeira instância.
Constitucional 23/06/2012
A prescrição intercorrente da execução da contribuição previdenciária na Justiça do Trabalho
Cláudia Gaspar Pompeo Marinho
Dispõe o parágrafo único do art. 202 do Código Civil que “a prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper”.
Trabalhista 23/06/2012
Novação no direito civil brasileiro: dos conceitos aos efeitos
Diego Santos Alves
A novação é uma operação jurídica do Direito das obrigações que consiste em criar uma nova obrigação, substituindo e extinguindo a obrigação anterior e originária. O próprio termo "novar" já é utilizado no vocabulário jurídico para se referir ao ato de se criar uma nova obrigação.
Civil 22/06/2012
Publicidade das indústrias automobilísticas: a defesa dos interesses difusos da coletividade
Iohanny Ratti Pinto
As relações de consumo evoluíram muito com o passar o tempo, o que refletiu imediatamente nas relações sociais, econômicas e jurídicas. Diante desta evolução a tutela do consumidor ganhou destaque, principalmente as tutelas coletivas, que buscam a celeridade e o desafogamento do judiciário.
Consumidor 21/06/2012
O abandono afetivo e a obrigação de convivência – Reflexos processuais
Fábio Cenci
Aborda alguns reflexos processuais advindos de recente decisão do STJ que condenou pai no pagamento de danos morais em razão de falta de cuidado à filha.
Família 19/06/2012
Responsabilidade tributária do sócio de sociedade empresária limitada
Jéssica Bordoni Martini
Caso a sociedade tenha sido liquidada de maneira irregular, os sócios-gerentes, administradores e diretores respondem pelas dívidas tributárias desta. A mera não-localização da empresa no endereço fornecido ao Fisco já gera presunção de dissolução irregular.
Tributário 17/06/2012
O uso do cinto de segurança pelo condutor de ônibus urbano
Paulo de Souza Kanaan
É fácil perceber que muitos condutores de ônibus não utilizam o cinto de segurança, simplesmente ignoram a regra contida na Lei Federal n. 9503/97 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Desta forma, apresento este artigo como minha contribuição sobre o tema, para reflexão.
Civil 09/06/2012
A revolução do Direito Previdenciário
Sergio Henrique Salvador
De fato, com formato próprio, singular, autônomo e com estatura constitucional, o Direito Previdenciário tem se destacado como sólido mecanismo científico de compreensão social, uma verdadeira e eficaz fonte nobre de tal mister.
Previdenciário 09/06/2012
Arguição de suspeição às autoridade policiais no inquérito policial
Sarah Jacob Simões de Castro
O Código de Processo Penal prevê a possibilidade arguir a suspeição de juízes, promotores, advogados, ou qualquer outro auxiliar da justiça, de funcionar em determinado processo, no caso de haver dúvida quanto à imparcialidade e independência com que devem atuar.
Penal 07/06/2012
União Estável e Casamento: breve estudo comparativo
Susana Angélica de Melo Braga
Com respaldo no nosso ordenamento jurídico, este artigo faz um breve estudo dos institutos da União Estável e do Casamento, principalmente no que tange às diferenças e semelhanças.
Família 06/06/2012
Tribunal do Júri no Brasil - O povo no crivo da decisão judicial
Cláudia Camelo
A partir da Constituição Imperial de 1824, o Tribunal do Júri passou a integrar o Poder Judiciário como um de seus órgãos, tendo sua competência ampliada para julgar causas cíveis e criminais.
Processo Penal 06/06/2012
Evolução histórica do Direito Internacional do Meio Ambiente
Gisele Corbellini
O movimento de preservação e regramento internacional foi desencadeado pelos países que mais sofreram os efeitos da Revolução Industrial: EUA, Canadá, os países da Europa Ocidental e o Japão.
Civil 06/06/2012
Perdão judicial como causa da extinção da punibilidade
Karla Danielle Teixeira Rodrigues Lana
O perdão judicial é uma renúncia do Estado à pretensão punitiva, manifestada através do Juiz. Nesse caso, a renúncia à aplicação da pena acarreta como consequência automática e inafastável, a extinção da punibilidade.
Penal 05/06/2012
Regras licitatórias especiais das microempresas e empresas de pequeno porte
Daiane Batista Menezes Santos
O Direito Administrativo exige que a administração pública seja impessoal, atinja os interesses públicos, e assim por diante, logo é necessário haja uma forma de assegurar que os gastos públicos estejam objetivando saciar os interesses da coletividade, e jamais favorecer a determinados indivíduos.
Empresarial 05/06/2012
Da inadmissibilidade das provas ilícitas
Karinne Barbosa Caldeira
O artigo 333 do Código de Processo Penal, diz que cabe ao autor provar o fato constitutivo de sua pretensão, já a defesa cabe provar fatos modificativos, extintivos e impeditivos do direito.
Penal 05/06/2012
A natureza jurídica "sui generis" do membro da EIRELI
Nadialice Francischini
A legislação brasileira, ao tratar sobre o membro da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada apenas se refere a pessoa natural, deixando para a doutrina a questão de analisar qual a sua natureza jurídica.
Empresarial 04/06/2012
Prisões e o Quinto Constitucional
Bernardo Soares Zuquim Nunes
A preventiva é a medida realizada, na hipótese de suspeita de um delito, havendo fortes indícios sobre a sua autoria, a fim de evitar a fuga do suposto autor, a destruição de provas ou a contaminação da prática do crime.
Constitucional 02/06/2012
Homologação de sentenças penais estrangeiras
Marianna de Melo Barroso Ferreira Leite
Nas últimas décadas, com o advento da modernização e da globalização, ficou muito fácil locomover-se entre as diferentes nações, sendo, portanto, possível um indivíduo cometer um ilícito penal em um país e depois locomover-se para outro.
Internacional 02/06/2012
Ofensa à coisa julgada
Selma Rizzetto Tronco
A polêmica se instala no momento em que essa segunda sentença é contraditória com relação à primeira e não é rescindida durante o biênio decadencial. Qual das duas sentenças deve prevalecer?
Processo Civil 02/06/2012
A legalização do aborto em fetos anencefálos no Brasil
Tatiana Melo
A questão da legalização do aborto em fetos anencéfalos envolve não só questões jurídicas, mas também religiosas, costumeiras.
Civil 31/05/2012
Poder de investigação criminal direta do Ministério Público: apontamentos sobre uma controvérsia interpretativa
Orlando Neto
Breve análise da questão dos poderes de investigação criminal direta do Ministério Público, a partir da doutrina e da jurisprudência que tratam da controvérsia.
Penal 22/05/2012
Coisa julgada inconstitucional: a relativização da coisa julgada e a consagração do princípio da segurança jurídica
Ana Carolina de Paiva Sá
Coisa julgada é a decisão judicial sobre a qual não há que se falar nova discussão e caracteriza-se pela imutabilidade. Em outras palavras, é a decisão judicial que transita em julgado, nos moldes do art. 6º, §3º da Lei de Introdução ao Código Civil é a “decisão de que já não caiba recurso.
Constitucional 21/05/2012
Da acareação no Processo Penal
Irving Marc Shikasho Nagima
Pode-se conceituar a acareação como sendo um ato processual, meio de prova, em que há uma confrontação entre duas ou mais pessoas, cujos depoimentos foram conflitantes, a fim de que, frente à Autoridade competente, esclareçam as divergências apresentadas.
Processo Penal 20/05/2012
Casamento civil e união homoafetiva
Raquel Santos de Santana
Retirando-se as expressões homem e mulher do dispositivo, o instituto da união estável passa a ser aplicado à união homoafetiva com todas as suas disposições, ou seja, sem restrições, inclusive a possibilidade de sua conversão em casamento.
Família 20/05/2012
Aviso-prévio proporcional: ônus ou bônus?
Luiz Eduardo Vieira Oliveira
Abordagem sobre recente lei que regulamentou a proporcionalidade do aviso-prévio, previsto desde 1988, por ocasião da promulgação da Constituição cidadã, mas que, em razão da morosidade legislativa, somente agora tornou-se lei.
Trabalhista 15/05/2012
Direitos adquiridos e direito internacional privado
Gisele Corbellini
A teoria dos direitos adquiridos não pode servir de fundamento geral do direito internacional privado, cada país regula as circunstâncias em que os direitos obtidos no estrangeiro sejam considerados adquiridos e reconhecidos pela ordem jurídica interna.
Internacional 14/05/2012
O fenômeno da captura e o Direito Brasileiro
José Manuel Lavers Hernández
O fenômeno da captura das agências reguladoras consiste na situação pela qual a agência reguladora passar a servir de instrumento para viabilizar e legitimar a consecução de interesses privados dos segmentos regulados.
Administrativo 09/05/2012
A dignidade da pessoa humana como fundamento de relativização do princípio da supremacia do interesse público sobre o privado
Júlio César Valese
A tutela da dignidade da pessoa humana ganhou relevante reconhecimento na órbita internacional após a Segunda Guerra Mundial. Após esse fato, os ordenamentos jurídicos internos passaram a contemplar esse vetor interpretativo em seus textos.
Penal 09/05/2012
Aspectos jurídicos sobre aval e fiança e suas distinções
Jefferson Ursioli Lopes
Análise objetiva e esclarecedora das garantias fidejussórias mais populares no cotidiano, o aval e a fiança, com uma abordagem dos seus aspectos e as respectivas distinções.
Civil 09/05/2012
A interpretação econômica no Código Tributário Nacional
Jeovana Costa de Azevedo
Em matéria tributária, a interpretação é de suma importância vez que os métodos de interpretação conduzem a um resultado objetivo, mas não oferece um resultado único.
Tributário 08/05/2012
Agências reguladoras e o princípio constitucional da livre iniciativa
Debora Tiemi Scottini
O fundamento da atividade econômica tem como pressupostos a valorização do trabalho e livre iniciativa; no capitalismo até pareceriam ideias antagônicas, o que hoje revela-se ao contrário.
Constitucional 07/05/2012
Propaganda eleitoral antecipada
Guilherme Pessoa Franco de Camargo
O que se pretende inibir são ações que se revestem do propósito de fixar a imagem e as diretrizes dos atos do político, capaz de provocar um desequilíbrio no contexto eleitoral em gradiente aos demais concorrentes.
Eleitoral 07/05/2012
Mercosul: questões atuais
Eduardo Oliveira Rocha
Compreensão acerca dos aspectos gerais do Mercosul, abrangendo uma conceituação a respeito de sua natureza econômica, seus principais componentes (CMC, GMC, PARLASUL, TPR), considerações a respeito do fenômeno da supranacionalidade no direito comunitário e a situação da soberania.
Internacional 07/05/2012
O Princípio da Indisponibilidade frente ao Anteprojeto do Código de Processo Penal
Anna Cristina Oliveira Cabral
O anteprojeto de reforma do CPP se aprovado nos moldes atuais abolirá do nosso ordenamento jurídico o Princípio da Indisponibilidade. Dessa forma, o artigo visa esclarecer os acadêmicos e profissionais da área jurídica sobre essa modificação que mudará a estrutura do processo como conhecemos hoje.
Processo Penal 04/05/2012
Direito à informação nas relações contratuais
Jefferson Ursioli Lopes
Análise sobre os aspectos que envolvem o direito à informação nas relações contratuais assegurando-lhes o conhecimento dos direitos e deveres dos contratantes quanto aos aspectos de lealdade e boa-fé.
Comercial 04/05/2012
Crime contra a ordem tributária
Toshinobu Tasoko
É cediço que a Ação Penal é fragmentária ou ultima ratio, e não se presta para cobrar impostos. Existem outros mecanismos mais apropriados do que este.
Tributário 04/05/2012
Meu empregado foi preso. O que fazer?
Fabíola Rascov Pizzi
Diante desta situação a empresa tem três opções: manter o contrato de trabalho até que o empregado retome sua liberdade; rescindir o contrato de trabalho sem justa causa ou rescindir com justa causa.
Trabalhista 28/04/2012
Aspectos constitucionais do IPI
Debora Tiemi Scottini
De acordo com a Constituição Federal, a distinção básica existente entre o IPI e o ISS está no fato de que o primeiro resulta de uma obrigação de dar e o segundo de uma obrigação de fazer.
Tributário 28/04/2012

Temas mais populares

Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.550 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos