Dicionário jurídico

Direito

Revisão geral. Este material não sofreu novas alterações até esta data. (26/abr/2017)
Revisão geral. Este material não sofreu novas alterações até esta data. (17/out/2014)
Revisão geral. Este material está atualizado de acordo com o CF e não sofreu alterações até esta data. (20/mai/2013)
Publicado originalmente no DireitoNet. (07/dez/2009)
Perguntas & Respostas (0)

É um sistema normativo, ou seja, um conjunto de normas que rege a vida em sociedade. Tal termo comporta as seguintes subdivisões: Direito Público, Privado e Social. Consideram-se ramos do Direito Público: o Direito Constitucional; o Administrativo; o Tributário; o Processual; o Penal; o Financeiro; o Econômico; o Internacional e o Urbanístico. Direitos Sociais são considerados: o Previdenciário e do Trabalho. Por fim, Direitos Privados são os Direitos Civil e Empresarial.

Direito é também a ciência que estuda as regras de convívio em sociedade e o conjunto de cursos e disciplinas de nível superior.

Segundo o ilustre doutrinador José Afonso da Silva, "o Direito é fenômeno histórico-cultural, realidade ordenada, ou ordenação normativa da conduta segundo uma conexão de sentido".

Conforme conceituação de Kant, por sua vez, "direito é o conjunto de condições pelas quais o arbítrio de um pode conciliar-se com o arbítrio do outro, segundo uma lei geral de liberdade".

Para Kelsen, "o direito se constitui primordialmente como um sistema de normas coativas permeado por uma lógica interna de validade que legitima, a partir de uma norma fundamental, todas as outras normas que lhe integram".

E, por fim, para o ilustre jurista Miguel Reale "direito é a realização ordenada e garantida do bem comum, numa estrutura tridimensional bilateral atributiva".

Fundamentação:

Arts. 5º ao 11 e 60, § 4º, IV da CF

Temas relacionados:

Referências bibliográficas:

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Ed. Malheiros, 2005.
Dicionário Houaiss. Disponível em http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm. Acessado em 23/11/2009.
Jus Navigandi. Disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2619. Acessado em 04/12/2009.

Veja mais sobre Direito no DireitoNet.

Imprimir  
Perguntas & Respostas (0)
Ainda não há nenhuma pergunta respondida sobre este conteúdo.
Envie sua pergunta

Nossa equipe está a sua disposição para complementar as informações contidas neste conteúdo. Confira abaixo as regras para envio de perguntas ao DireitoNet:

Antes de enviar uma pergunta, sugerimos que faça uma busca no DireitoNet já que muitas das respostas podem ser encontradas no site
Sua pergunta deve ser objetiva, relacionada ao conteúdo acima e relevante para os demais leitores do DireitoNet
Caso sua pergunta seja respondida, você será avisado por e-mail e sua pergunta será publicada nesta página de forma anônima
Perguntas sobre casos específicos ou que incluam qualquer tipo de identificação pessoal não serão respondidas. Se você procura consultoria jurídica, recomendamos que consulte um advogado
Fica a critério do DireitoNet avaliar a relevância da pergunta e oferecer uma resposta

Você deve ser assinante do DireitoNet para poder enviar uma pergunta. Faça já sua assinatura e tenha também acesso a todo o conteúdo do DireitoNet.

Faça sua assinatura
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet