Projeto visa criar qualificadora no crime homicídio contra profissionais de educação (2023)
O Projeto de Lei nº 2389/2023, da Câmara dos Deputados, visa criar qualificadora no crime homicídio para a hipótese de o delito ter sido cometido contra profissional de educação, no exercício da função ou em decorrência dela, e causa de aumento de pena para o crime de homicídio qualificado contra menor de 14 (quatorze) anos quando praticado nas dependências de instituição de ensino ou em veículo de transporte de condução escolar.
A justificativa apresentada segue no sentido de que a escola é um ambiente onde as crianças devem se sentir seguras, protegidas e confiantes para aprender, desenvolver habilidades e construir relacionamentos. Professores, por sua vez, desempenham um papel fundamental na educação e formação desses indivíduos, sendo responsáveis por guiar, instruir e apoiar seus alunos em seu desenvolvimento.
Por esse fundamento, destaca-se que é de suma importância que sejam tomadas medidas para aumentar a pena do crime de homicídio praticado contra professores e contra crianças no ambiente escolar. Busca-se, com isso, desestimular tais atos e promover a segurança na comunidade escolar.
Conteúdos atualizados DireitoNet
Resumo - Crimes contra a vida I (2023)
Homicídio simples, culposo, qualificado e suas especificações.
Resumo - Aplicação da pena
O sistema trifásico de fixação da pena, adotado pelo Código Penal, que deverá ser observado pelo juiz de direito na imposição da pena a ser aplicada ao réu.
Resumo - Local do crime
Conceito, classificação dos locais do crime e providências que as autoridades policiais e peritos devem adotar ao verificar um fato criminoso.
Petição - Denúncia - Crime hediondo - Latrocínio
Ministério Público oferece denúncia contra agente pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte).
Veja mais atualizações sobre crime de homicídio no DireitoNet