Comércio eletrônico (2023)
Aspectos gerais envolvendo o comércio eletrônico, evolução do comércio com a internet e inovações das compras coletivas.
- Aspectos gerais
- Comércio eletrônico
- Conceitos aplicáveis
- Evolução do comércio com a internet
- E-commerce
- A confiança no comércio eletrônico
- Inovações: compras coletivas
- Expansão do modelo de negócio
- Referências
Aspectos gerais
O acesso à internet cresceu muito nos últimos anos, tanto no Brasil, como no mundo, o que foi crucial para a expansão do comércio eletrônico.
As categorias de bens mais comercializados, segundo o autor em tela, são: “moda e acessórios, 19%; cosméticos e perfumaria, 18%; eletrodomésticos, 10%; livros e revistas, 9%; informática, 7,0%” (obra citada).
Conforme a pesquisa do e-Bit, o crescimento do comércio eletrônico varejista no Brasil subiu R$ 0,5 bilhão, em 2001, para R$ 35,8 bilhões, em 2014.
As compras pela internet foram efetuadas por 60 milhões de brasileiros tidos como consumidores online. Isso significa que, quanto maior o número de pessoas tendo acesso à internet e maior o nível de confiança no comércio eletrônico, maior é a tendência de o e-commerce no Brasil alcançar número bem maiores.
Boa parte das demandas judiciais, especialmente nos juizados especiais, envolve negócios celebrados pela internet. Hodiernamente, estudiosos do Direito têm se preocupado com os problemas...