Responsabilidade dos bancos, das administradoras de cartão de crédito e das empresas gestoras de pagamento em compras feitas pela internet

Dispõe sobre as atividades dos bancos e administradoras de cartão de crédito nas compras online, bem como das gestoras de pagamento, e suas responsabilidades. 10 questões para concurso.

Estudando para concursos? Responda as 10 questões abaixo para treinar seus conhecimentos, obter sua nota e ver o gabarito sobre este tema:

1. Analise e assinale a assertiva correta.

I- Grande parte das operações de compras e de prestações de serviços na internet utiliza os meios bancários, de cartão de crédito e o serviço de gestão de pagamento.
II- A atividade bancária, financeira, de crédito ou securitária é considerada serviço, enquanto atividade prestada no mercado de consumo, para fins de aplicação do CDC.
III- Segundo questão pacificada pelo STF e STJ, o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras.

2. É certo afirmar que:

I- As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.
II- O contrato de abertura de crédito, ainda que acompanhado de extrato de conta corrente, não é título executivo, cabendo, assim, ação monitória para a cobrança do débito junto ao cliente correntista.
III- A nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.

3. Indique a afirmação certa.

I- Na esfera das compras pela internet, os bancos, enquanto prestadores de serviços, respondem pelos vícios e defeitos decorrentes do seu serviço prestado efetivamente pelos vícios e defeitos de seus instrumentos de pagamento.
II- No que se refere à extensão da responsabilidade civil dos bancos, perante o consumidor que compra um produto ou toma um serviço pela internet, aplica-se o CDC.
III- Perante o fornecedor do bem, os bancos são responsáveis pelos vícios e defeitos decorrentes da sua prestação de serviço, mas, atinente à aplicação do CDC, deve-se atentar se o fornecedor pode ser considerado consumidor (destinatário final).

DN PRO
Continue respondendo este teste por apenas R$ 24,90
Desbloqueie já seu acesso ao DN PRO e responda mais 27.000 questões de Direito para concursos
7.530 testes, resumos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Minha nota
0.0
Teste ainda não respondido
Lista de leitura
Adicione este teste à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este teste for atualizado
Ativar alerta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos