Lista completa de Artigos no DireitoNet

290 artigos publicados

Direito de Família

Página 3 de 6
Partilha de bens: do concubinato à união estável
Gabriellen da Silva Xavier do Carmo
A partilha de bens é devida na união estável como garantia de direitos aos conviventes e sua prole. Sendo que adota-se a divisão do patrimônio como no regime de comunhão parcial de bens no matrimônio.
Família 01/11/2015
O divórcio sem prévia partilha de bens e seus limites
Afonso Tavares Dantas Neto
O divórcio pode ser decretado sem que haja prévia partilha de bens, mas existem várias situações em que o art. 1.581 do Código Civil não tem aplicação. No caso de casais com filhos menores, os superiores interesses dos filhos incapazes deve prevalecer. Alimentos e guarda não podem ficar para depois.
Família 07/09/2015
Revisional de alimentos: requisitos e possibilidade jurídica
Lorena Carneiro Vaz de Carvalho Albuquerque
A obrigação de sustento não se altera diante da precariedade da condição econômica do genitor. A impossibilidade material não pode constituir motivo de isenção do dever dos pais de contribuírem para a manutenção dos filhos.
Família 23/08/2015
Direito ao afeto
Valéria Morine Nagy
O Direito e a sociedade têm de estar em consonância, e vice-versa, caso contrário, as leis não irão dirimir conflitos, tampouco a filosofia do Direito se prestará a uma de suas mais importantes funções, a do bem-estar social.
Família 09/08/2015
Bem adquirido com saldo do FGTS e a comunicabilidade na partilha
Chryssie Natali da Silva Cavalcante
Devem ser comunicáveis os proventos decorrentes do FGTS, vez que, para a mantença da família ambos os cônjuges devem, cada qual na sua proporção utilizar seus rendimentos ou esforços para esta finalidade.
Família 12/07/2015
Filiação socioafetiva e a multiparentalidade
Thábata Fernanda Suzigan
A filiação socioafetiva, decorre da posse do estado de filho e corresponde à verdade aparente. Nada mais é que a crença da filiação, fundada em laços de afeto.
Família 07/07/2015
Execução de alimentos na forma prisão civil
Kelli Dal'agnol
Uma das formas de executar os alimentos, além dos outros mecanismos como, desconto em folha, desconto em renda, e expropriação, é a prisão civil do devedor.
Família 28/06/2015
O direito de família e o chamado "Poliamor"
Afonso Tavares Dantas Neto
O chamado “poliamor”, ao defender e pregar o ativismo poligâmico não representa nenhum avanço ou progresso para nossa sociedade e muito menos para a família brasileira.
Família 08/05/2015
Alimentos: sinais exteriores de riqueza
Marcel Moraes Pereira
Sob o prudente crivo do Juiz é possível a fixação baseada nos sinais que apontam a capacidade financeira do alimentante. São sinais exteriores de riqueza que denotem a visão de um patrimônio ou modo de vida que revelem o verdadeiro poder aquisitivo.
Família 12/04/2015
Guarda compartilhada com a introdução da Lei nº 13.058/2014
Debora May Pelegrim
Em caso de separação, o juiz deve dar precedência à guarda compartilhada para conjuntamente os pais se responsabilizarem, distribuindo aos dois seus deveres e direitos referentes ao poder familiar do filho comum, mesmo morando em casas separadas.
Família 24/02/2015
O direito de representação em âmbito sucessório
Danielle Cristina Almeida da Silva
O direito de representação existe na linha reta descendente; na ascendente, não. E para a aplicação do instituto é necessário que o representando seja pré-morto em relação ao autor da herança ou, ao menos, que tenham ambos morrido no mesmo instante (comoriência).
Família 07/01/2015
Aceitação e renúncia da herança
Daniela Tamberlini Tenente
O surgimento do direito sucessório pressupõe uma necessidade de dar continuidade, sequência a uma série de direitos e obrigações que não se findam com a morte, e, apenas se transferem de uma pessoa para outra, resguardando as vontades do "de cujus" enquanto vivo.
Família 07/01/2015
Direitos sucessórios do filho concebido "post mortem"
Juarez Thomaz Júnior
É necessário que o legislador reconheça e regule os direitos sucessórios do concebidos post mortem, para que este tenha não só o direito de filiação reconhecido, mas que possa adquirir direitos sucessórios.
Família 06/01/2015
Herança jacente e vacante no direito sucessório
Ana Maria Oliveira Rios Natal Santos
Dizer que a herança é jacente significa que no momento da abertura da sucessão não há conhecimento de existência de herdeiros, não existindo também testamento. E, estes não aparecendo num decurso de tempo, os bens da herança serão declarados vacantes.
Família 06/01/2015
Prisão civil do devedor de alimentos
Andre Luis Iashima Goncalves
O objetivo da execução alimentícia é obrigar o devedor de alimentos, de forma coercitiva, a satisfazer, rapidamente, as necessidades básicas do alimentando.
Família 06/01/2015
Divórcio extrajudicial
Silvia Damaris da Silva Francisco
A Lei 11.441/07 deu possibilidade do divórcio extrajudicial como um meio mais rápido e com toda a seriedade necessária que se deve, com a presença de um advogado e alguns requisitos básicos. No entanto, o divórcio judicial ainda é necessário para os casos em que há litígio.
Família 02/01/2015
Síndrome da alienação parental: o direito e a psicologia
Marina Moreira
A denominada Síndrome da Alienação Parental (SAP) é uma prática utilizada de forma recorrente e irresponsável que põe em risco a saúde emocional e compromete o sadio desenvolvimento de uma criança.
Família 29/12/2014
Exclusão da sucessão: diferenças entra indignidade e deserdação
Ricardo T. Furtado Júnior
Análise acerca das principais diferenças das formas de Exclusão da Sucessão, que estão positivadas nos artigos 1.814 ao artigo 1.818 e do artigo 1961 ao 1965 do nosso Código Civil Brasileiro.
Família 13/12/2014
Divórcio extrajudicial
Debora May Pelegrim
As vantagens do divórcio extrajudicial são a agilidade e a desburocratização do processo e o barateamento do custo, desde que devidamente assistidos por advogado.
Família 13/12/2014
Introdução ao direito das sucessões
Ítalo Corrado Barrado
A Constituição Federal assegura o direito de herança e o Código Civil disciplina o direito das sucessões em quatro títulos, que tratam, respectivamente, da sucessão em geral, da sucessão legítima, da sucessão testamentária e do Inventário e Partilha.
Família 08/12/2014
Da herança jacente e da herança vacante
Misael José Sobral
Herança jacente é a hipótese de quando não há herdeiro certo e determinado, ou quando não se sabe da existência dele. Já a herança vacante ocorre quando a herança é devolvida à fazenda pública por se ter verificado não haver herdeiros que se habilitassem no período da jacência.
Família 18/11/2014
Da aceitação e renúncia da herança
Manuela Anovazzi Lapera
Desde que aberta a sucessão, com a morte, a vontade de receber a herança, retroage a essa data. Portanto, se no momento da abertura da sucessão, o herdeiro anuiu com a transmissão de bens do de cujus, este ato produzirá efeitos desde logo.
Família 26/10/2014
Inventário e partilha extrajudicial
Dayana Carina Bonicenha
O inventário extrajudicial facilitou a solução da divisão dos bens após o falecimento, permitindo aos herdeiros capazes e concordes, bem como na ausência de testamento, procederem-no de forma célere.
Família 13/10/2014
FGTS para pagamento de pensão alimentícia
Debora May Pelegrim
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um crédito trabalhista atribuído ao trabalhador como uma poupança que poderá ser sacada nas hipóteses previstas em lei. Ademais, não resta dúvida de que o saldo do FGTS pode ser penhorado para pagamento de pensão alimentícia.
Família 12/10/2014
Adoção homoafetiva: inexistência de impedimentos legais
Camila Agustini Scarlatti Ricci
A adoção por homossexuais ainda é motivo de polêmica, porém a legislação pátria não faz menção a orientação sexual do adotando. Assim, não existe qualquer razão legal para que uma pessoa não seja considerada apta a adotar em razão de sua opção sexual.
Família 12/10/2014
Causas de exclusão da sucessão por indignidade
Gabriela Nascimento Ferreira
A indignidade constitui pena civil que priva do direito de herança não só os herdeiros, bem como os legatários que cometeram os atos criminosos ou reprováveis contra o autor da herança
Família 09/10/2014
A garantia da aplicabilidade da guarda compartilhada com o advento do instituto da alienação parental
Thaís Cristina Rodrigues Freitas
O modelo de guarda compartilhada é mais favorável ao menor e aos pais, pois é a garantia de que os genitores juntos vão manter um contato permanente junto ao filho, afastando assim a exclusão de um dos pais na vida do menor.
Família 06/10/2014
Da petição de herança
Caroline Ferreira Dias
A petição de herança deverá ser proposta pelo herdeiro não reconhecido no prazo de até dez anos, contados a partir da abertura da sucessão.
Família 05/10/2014
Direito de visitas aos filhos
Debora May Pelegrim
Caso haja divergência dos pais quanto à forma de visitação, o juiz decretará o período de convívio, sempre resguardando os interesses dos menores - estipulando os horários e datas em que aquele a quem não competir à guarda poderá realizar o direito de visitas.
Família 12/08/2014
A Emenda Constitucional nº 66 e seus reflexos na separação judicial
Karla Cortez de Souza
Com a aprovação da Emenda Constitucional em questão, o pedido de divórcio passou a ser um direito potestativo do cônjuge, independentemente de benefícios ou desvantagens à facilitação do divórcio.
Família 09/07/2014
Adoção: aspectos gerais no Brasil
Matheus Fagundes Matos Pereira de Gouvêa
Breve reflexão sobre aspectos gerais relacionados ao instituto adoção no Brasil, com ênfase na Constituição Federal e leis infraconstitucionais, além de citações de renomados juristas, casos julgados e comparação entre o atual Código Civil e o revogado de 1916.
Família 09/07/2014
Bem de família legal ou obrigatório - Lei 8009/90
Renata da Silva Figueiredo
O bem de família pode ser conceituado como o imóvel utilizado como residência da entidade familiar, decorrente de casamento, união estável, entidade monoparental, ou entidade de outra origem, protegido por previsão legal específica.
Família 08/06/2014
Uma breve análise quanto ao novo conceito de família, um avanço ou retrocesso social?
Mateus Soares da Silva
Verifica-se que o conceito de família natural, instituída pelo formalismo, constituída durante o Império Romano, vem perdendo cada vez mais espaço, dando origem ao dito novo conceito de família, pautados pelo afeto e pela dignidade da pessoa humana.
Família 18/05/2014
Como se dá a partilha dos bens do casal no divórcio?
Debora May Pelegrim
Se não houver consenso entre as partes, a partilha dos bens adquiridos por um ou ambos os cônjuges obedecerá, obrigatoriamente, ao regime de bens escolhido ou imposto aos nubentes no momento da celebração do casamento, cabendo ao juiz determinar a divisão.
Família 09/04/2014
União estável homoafetiva: é possível a sua conversão em casamento?
José Menah Lourenço
Respeitados os defensores da não possibilidade de conversão da união estável homoafetiva em casamento, mister observar que a jurisprudência pende para aceitar tal possibilidade, embora tal pensamento encontre muita resistência.
Família 09/03/2014
Regime de separação de bens e o direito real de habitação
Debora May Pelegrim
Estabelecido o regime da separação de bens, cada cônjuge poderá dispor livremente de seu patrimônio, sem qualquer restrição à sua administração ou alienação (doação, troca, venda), em a autorização pelo outro cônjuge em relação aos imóveis nos demais regimes.
Família 08/03/2014
A responsabilidade do genitor por atos cometidos pelos filhos menores ainda que não possua a guarda
Felipe Eduardo Serra Fantinato
O legislador impôs a obrigação para os genitores de promoverem a manutenção da educação, formação social, psíquica e mantença da criança e do adolescente, independente de possuírem a guarda, pois ambos são responsáveis por sua formação.
Família 09/02/2014
Autonomia privada e as disposições testamentárias no direito brasileiro
Rafael Antonio Deval
A autonomia privada nos atos de disposição testamentária é limitada em razão da imposição da legítima, que deve ser observada, no caso específico do direito brasileiro, em favor dos descentes, ascendentes e cônjuges.
Família 09/02/2014
A reforma no Código de Processo Civil pela lei n° 11.232/05 e seus efeitos na execução da prestação alimentícia
Daiana Gabriella Gonçalves Pinto
As normas que tratam da obrigação alimentar devem ser interpretadas sistemática e sociologicamente, inclusive por meio da efetiva aplicabilidade do cumprimento de sentença instituído pela Lei nº 11.232/2005
Família 08/01/2014
Prevalência do vínculo biológico perante paternidade socioafetiva constituída
Ranieri de Andrade Lima Santos
Analisa-se o parentesco nos dias atuais; a prevalência da sociopaternidade na doutina e jurisprudência; a impossibilidade da desconstituição da paternidade socioafetiva através de ação negatória de paternidade; bem como o princípio do melhor interesse da criança e o direito à identidade.
Família 08/12/2013
O que é regime de participação final nos aquestos?
Debora May Pelegrim
Esse regime assemelha-se ao regime da comunhão parcial, todavia garante aos cônjuges mais liberdade e autonomia na administração de seus bens, assim como, individualmente quanto à responsabilidade pelas obrigações contraídas durante o casamento.
Família 26/11/2013
Testamento
Debora May Pelegrim
O testamento público é uma das formas do testamento ordinário, este podendo ser adotado por qualquer pessoa capaz e em qualquer condição, que deve ser feito pessoalmente pelo interessado perante um tabelião de notas.
Família 05/11/2013
Da aplicação dos alimentos transitórios ao ex-cônjuge doméstico
Christian Bezerra Costa
O trauma da separação deixa sequelas não só psicológicas, mas também de natureza econômica. É plenamente cabível a aplicação dos alimentos transitórios para dar possibilidade à reinserção de quem passou parte da vida ou a vida toda se empenhando na administração do lar.
Família 27/10/2013
Desconstituição da paternidade socioafetiva por uma ação específica
Ranieri de Andrade Lima Santos
Não existe relação socioafetiva quando não atende aos pressupostos de validade, ou seja, o afeto, a convivência, o tratamento recíproco e a razoável duração da possível relação entre pai e filho.
Família 22/10/2013
Inventário extrajudicial
Debora May Pelegrim
O inventário extrajudicial é procedimento rápido e relativamente simples, desde que não pesem irregularidades sobre os bens a serem inventariados, como a falta de algum registro nas matrículas de imóveis e ônus gravando algum bem, por exemplo.
Família 27/08/2013
O marco inicial da exigibilidade dos alimentos provisórios
Leonardo Duarte
Quando se fala em obrigação alimentar, a exigibilidade surge com a fixação dos alimentos provisórios pelo juiz, no entanto, há exequibilidade a partir do ato citatório e quando se configura a renitência do devedor em cumprir seu encargo.
Família 21/07/2013
Chamamento ao processo, de todos os avós, nas lides alimentares
José Menah Lourenço
Visa lançar luzes sobre um tema ainda controverso: o chamamento ao processo, de todos os avós, nos processos de alimento, debatendo, à luz da jurisprudência, se é possível ou não e, em caso positivo, se cuida ser litisconsórcio necessário ou facultativo.
Família 01/07/2013
União estável e seus aspectos
Debora May Pelegrim
Reconhecida como entidade familiar, a união estável deve ser convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família como dispõe o artigo 1.723 do Código Civil Brasileiro.
Família 25/05/2013
O regime de bens pode ser revogado?
Debora May Pelegrim
O Juiz concederá o pedido de alteração de regime de bens, desde respeitado os requisitos elencados no artigo 1639 § 2º do Código Civil.
Família 09/04/2013
Adoção unilateral
Marcus Vinícius Vasconcelos Abreu
Segundo a Constituição Federal de 1988, qualquer adoção deverá ser assistida pelo Poder Judiciário, que, a depender da modalidade pedida pelo caso concreto, estabelecerá os requisitos e as condições que permitam sua efetivação.
Família 03/03/2013

Temas mais populares

Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos