Constituição Federal

Constituição Federal

Trata-se de norma fundamental que organiza o Estado e determina a divisão dos poderes políticos, os direitos e garantias fundamentais, a ordem social e econômica. Sob o ponto de vista político, pode ser entendida como o conjunto de decisões do poder constituinte ao criar ou reconstruir o Estado, criando e legitimando os órgãos de poder e regulando suas relações mútuas e entre eles e a sociedade. Por outra lado, sob o enfoque jurídico, abrem-se dois sentidos: no sentido material, preocupa-se com o conteúdo das normas, que organizam o poder político, os valores e fins a serem alcançados pelo Estado e os direitos fundamentais; no sentido formal, a Constituição ocupa no ordenamento jurídico posição hierárquica privilegiada em relação às demais normas do ordenamento jurídico, regulando o modo de produção das demais normas, servindo de fundamento de validade de todas as leis que forem editadas pelo país e, por consequência, limitando seus conteúdos.


 

Referências bibliográficas
  • PADILHA, Rodrigo. Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014.
Temas relacionados
Veja mais sobre Constituição Federal no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Na Constituição Federal, em relação à repartição de competências entre as entidades federativas, há o princípio da predominância do interesse. No que consiste este princípio?

Segundo o princípio da predominância do interesse, que norteia a repartição de competências entre os entes federativos, à União caberão as matérias e questões de predominante interesse geral (nacional), já aos Estados ficarão as matérias e assuntos de interesse regional, enquanto aos Municípios caberão as questões predominante interesse local. Com efeito, as competências da União são enumeradas nos artigos 21 e 22 da CF, já os Estados ficam com os poderes remanescentes (artigo 25, § 1º, da CF) e, por fim, as competências dos Municípios são indicadas genericamente no artigo 30 da CF.

Respondida em 23/09/2020
O que é competência comum entre os entes federativos?

Trata-se de competência não legislativa, ou seja, competência organizacional (gerencial) do Estado, em que os quatro entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) podem agir de forma independente (artigo 23 da CF). Com efeito, a CF estabelece que leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional (parágrafo único do citado artigo 23).

Respondida em 23/09/2020
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos