Responsabilidade civil dos depositários
Contrato de depósito e responsabilidade do depositário: responsabilidade de estacionamentos em shopping center, dos condomínios edilícios e das redes hoteleiras, hospedarias e casas de albergue.
Contrato de depósito
De acordo com o que estabelece o Código Civil, através do contrato de depósito receberá o depositário um objeto móvel, para guardar, até que o depositante o reclame (artigo 627). Assim, os contraentes serão denominados depositário (quem recebe a coisa) e depositante (quem entrega a coisa).
O contrato de depósito poderá ser:
- Voluntário: resultante da livre vontade das partes, consoante artigos 627 a 646, do Diploma Civil;
- Necessário: previsto pelo Código em comento nos artigos 647 a 652, é resultado de algum imprevisto que leva o depositante confiar a guarda da coisa a um desconhecido que, para isso receberá uma remuneração. Em regra, trata-se de contrato consensual, que se triparte em: depósito legal, que se faz em desempenho de obrigação legal (artigos 627, I, 1.233, parágrafo único, 345, 641 e 1.435, V, CC); depósito miserável, por ocasião de alguma calamidade, como o incêndio, a inundação, o naufrágio ou o saque (artigo 647, II,CC); e depósito hoteleiro, que será visto...
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.550 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito