Assédio afetivo
Formas de violência psicológica sob o aspecto criminológico, como a cronofagia maligna, canibalismo afetivo, fragilidade afetiva, chantagem afetiva, ameaça de abandono, confusão afetiva e utopia afetiva.
Assédio afetivo é uma forma de violência psicológica, que, segundo os doutrinadores em tela, se manifesta nas seguintes modalidades:
- Cronofagia maligna: se caracteriza pela destruição sistemática do tempo da vítima, reiteradamente interrompida em seus afazeres. Procura-se ocupar todos os espaços da vida da vítima, que, a princípio, impressiona-se com a atenção, mas depois se sufoca com as ações de assédio, sofrendo danos psicológicos e até patrimoniais, quando prejudicada em seus trabalhos habituais.
- Canibalismo afetivo: se caracteriza pela necessidade constante e exagerada de expressar e receber carinho ou amor em face da vítima. Trata-se de uma espécie perigosa de assediador, por perder o controle psicológico quando rechaçado em seus impulsos. Essa modalidade de assédio afetivo constrange a vítima em altos níveis, podendo desenvolver doenças psíquicas.
- Fragilidade afetiva: caracteriza-se por lamentações e posturas de ofendido quando a vítima exige que sua intimidade seja preservada...