Aspectos criminológicos das drogas
Efeitos que as drogas produzem, o estudo das drogas e de seus reflexos na sociedade e na criminalidade, fatores endógenos e exógenos, fatores de risco e de proteção e prevenção ao uso indevido de drogas.
O uso de drogas, com o passar do tempo, passou a aflorar indistintamente em todos os segmentos da sociedade, ocorrendo uma espécie de globalização de consumo de entorpecentes.
Antes de tudo, são os principais termos utilizados nessa área:
- Tóxico: qualquer substância de origem animal, vegetal ou mineral que, introduzida em quantidade suficiente num organismo vivo, produz efeitos maléficos, podendo ocasionar a morte.
- Psicotrópico: toda substância que exerce efeito sobre a mente, alterando sua funcionalidade.
- Toxicomania: de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é um estado de intoxicação periódica ou crônica, nociva ao indivíduo e à sociedade, produzido pelo consumo repetido de uma droga natural ou sintética.
- Dependência ou farmacodependência: estado psíquico e às vezes físico causado pela interação entre um organismo vivo e um fármaco; caracteriza-se por modificações comportamentais e outras reações que compreendem um impulso irrefreável para tomar o fármaco, em forma contínua ou periódica...
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.550 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito