Dicionário jurídico

Fazenda Pública

Revisão geral. Este material não sofreu alterações até esta data. (05/jan/2021)
Publicado originalmente no DireitoNet. (09/fev/2017)
Perguntas & Respostas (5)

Trata-se da expressão que se relaciona com as finanças estatais, representando o aspecto financeiro do ente público. Além do mais, o termo Fazenda Pública representa a personificação do Estado, abrangendo as pessoas jurídicas de direito público. Nesse sentido, no processo em que haja a presença de uma pessoa jurídica de direito público, esta pode ser designada, genericamente, de Fazenda Pública. A expressão é utilizada para designar as pessoas jurídicas de direito público que figurem em ações judiciais, mesmo que a demanda não verse sobre matéria estritamente fiscal ou financeira. Por fim, quando a legislação processual utiliza-se do termo Fazenda Pública está a referir-se à União, aos Estados, aos Municípios, ao Distrito Federal e às suas respectivas autarquias e fundações.

Fundamentação:

Artigos 85, 91, 100, 152, 534, 616, 626, 629, 633, 700, dentre outros do Código de Processo Civil
Decreto-lei nº 200/1967
Lei nº 9.494/1997

Temas relacionados:

Referências bibliográficas:

CUNHA, Leonardo Carneiro da. A Fazenda Pública em juízo. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

Veja mais sobre Fazenda Pública no DireitoNet.

Imprimir  
Perguntas & Respostas (5)
 
Quem exerce a representação judicial das autarquias e fundações públicas?

A representação judicial das autarquias e fundações públicas é feita, respectivamente, nos termos da lei que as criar e da lei que autorize sua criação (artigo 75, IV, do CPC). Desse modo, a representação pode ser confiada ao seu dirigente máximo ou a procuradores, caso sejam criados tais cargos, com a função expressa de representá-las em juízo. É frequente, contudo, que, no caso de autarquias ou fundações estaduais, seja atribuída sua representação aos procuradores do Estado. A mesma situação ocorre quanto aos Municípios e suas autarquias e fundações. No âmbito federal, as autarquias e fundações dispõem de quadro próprio de procuradores federais, contudo, os artigos 11-A e 11-B da Lei 9.028/95, autorizou a Advocacia-Geral da União a assumir, por suas Procuradorias, temporária e excepcionalmente, a representação judicial de autarquias ou fundações públicas nas hipóteses de ausência de procurador ou advogado e impedimento dos integrantes do órgão jurídico. Por fim, a Lei nº 10.480/02 criou a Procuradoria-Geral Federal, à qual se assegurou autonomia administrativa e financeira, vinculada à Advocacia-Geral da União, incumbindo a essa última a sua supervisão. À Procuradoria-Geral Federal compete a representação judicial e extrajudicial das autarquias e fundações públicas federais, as respectivas atividades de consultoria e assessoramento jurídicos, a apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-se em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial.

Respondida em 09/04/2021
 
Quem recebe as citações, intimações e notificações judiciais endereçadas ao Distrito Federal?

O Distrito Federal é representado em juízo por sua Procuradoria-Geral (Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PRG/DF), assim, conforme estabelece a Lei Complementar Distrital 395/01, no artigo 6º, III, as citações, intimações e notificações judiciais endereçadas ao Distrito Federal são recebidas pelo Procurador-Geral do Distrito Federal, a quem se confere a possibilidade de delegar essa atribuição aos titulares dos órgãos subordinados.

Respondida em 09/04/2021
 
Quem representa os Municípios em juízo?

Os Municípios, nos termos do artigo 182 do CPC, são representados em juízo pela Advocacia Pública. Contudo, o artigo 75, III, do CPC, dispõe que o Município será representado em juízo, ativa e passivamente, por seu prefeito ou procurador. Assim, em princípio, a representação do Município em juízo é atribuída ao prefeito, mas somente se fará por procurador se a lei local criar esse cargo, com função expressa de representação do ente político. Portanto, onde não existir cargo de Procurador, a citação inicial será feita na pessoa do Prefeito, e o advogado que for encarregado da defesa dos direitos do Município necessitará de procuração dada pelo Prefeito, como representante do Município. Mas onde existir o cargo de Procurador, com poderes expressos, a citação inicial será feita a esse, que não depende de mandato para atuar nas causas em que for parte o Município.

Respondida em 09/04/2021
 
Nas ações propostas em face do Estado, quem deve ser citado como seu representante judicial?

Os Estados são representados judicialmente pelos procuradores dos Estados, organizados em carreira, em que o ingresso depende de concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB em todas as suas fases. Os procuradores do Estado integram a Procuradoria-Geral do Estado, órgão componente da Administração Pública direta estadual. Assim, nas ações propostas em face do Estado, a citação deve operar-se na pessoa do Procurador-Geral do Estado.

Respondida em 09/04/2021
 
Qual é a instituição que, diretamente ou mediante algum órgão vinculado, representa judicialmente a União?

A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou mediante algum órgão vinculado, representa judicialmente a União. Portanto, cabem à Advocacia-Geral da União as atividades de consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo, nos termos da Lei Complementar nº 73/93.


Saiba mais sobre este assunto no DireitoNet:
Respondida em 09/04/2021
Envie sua pergunta

Nossa equipe está a sua disposição para complementar as informações contidas neste conteúdo. Confira abaixo as regras para envio de perguntas ao DireitoNet:

Antes de enviar uma pergunta, sugerimos que faça uma busca no DireitoNet já que muitas das respostas podem ser encontradas no site
Sua pergunta deve ser objetiva, relacionada ao conteúdo acima e relevante para os demais leitores do DireitoNet
Caso sua pergunta seja respondida, você será avisado por e-mail e sua pergunta será publicada nesta página de forma anônima
Perguntas sobre casos específicos ou que incluam qualquer tipo de identificação pessoal não serão respondidas. Se você procura consultoria jurídica, recomendamos que consulte um advogado
Fica a critério do DireitoNet avaliar a relevância da pergunta e oferecer uma resposta

Você deve ser assinante do DireitoNet para poder enviar uma pergunta. Faça já sua assinatura e tenha também acesso a todo o conteúdo do DireitoNet.

Faça sua assinatura
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet