Segue em discussão possibilidade de redução de prazos da Fazenda Pública em processos envolvendo pessoas com idade igual ou superior a 60 anos

Segue em discussão possibilidade de redução de prazos da Fazenda Pública em processos envolvendo pessoas com idade igual ou superior a 60 anos

O Projeto de Lei nº 3961/2021 visa alterar o Código de Processo Civil a fim de reduzir os prazos para a Fazenda Pública nas causas em que figurarem como autor ou réu a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

A justificativa apresentada indica que não mais se afigura coerente manter o tratamento diferenciado e privilegiado à Fazenda Pública, suas autarquias e fundações nas causas em que a parte for pessoa idosa, sob o argumento de que o interesse público há de preponderar sobre o interesse particular.

Nessa linha, a propositura segue pela busca de igualdade na relação processual, considerando as especificidades da causa, mediante tratamento isonômico das partes, visando a redução do tempo de tramitação de processos que envolvam pessoas idosas.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Prazos da Fazenda Pública
Trata sobre o artigo 183 do Código de Processo Civil, contagem dos prazos, casos em que não se aplica o prazo em dobro, inviabilidade da cumulação dos artigos 183 e 229 do CPC, aplicação do artigo 183 do CPC ao Mandado de Segurança e prazo para ajuizamento de ação rescisória.

Resumo - A Fazenda Pública e suas prerrogativas processuais
Conceito, abrangência da expressão Fazenda Pública, agências executivas e reguladoras, capacidade postulatória, representação judicial e prerrogativas processuais da Fazenda Pública.

Resumo - A Fazenda Pública e a ação monitória
Noções gerais, ação monitoria contra a Fazenda Pública e ajuizada pela Fazenda Pública.

Resumo - A Fazenda Pública e as cautelares e liminares
Fazenda Pública, cautelares, liminares, conceito, distinção, concessão medida cautelar, ação cautelar, restrições, prerrogativas quanto a liminares em ações possessórias e em arresto cautelar e cautelar fiscal.

Petição - Execução de honorários advocatícios contra a Fazenda Pública - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)
Trata-se de execução contra a Fazenda Pública, seja ela Federal, Estadual, ou Municipal, com fulcro no artigo 910 do CPC, com solicitação de expedição da RPV- Requisição de Pequeno Valor.

Veja mais atualizações sobre Fazenda Pública em Juízo no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos