Dicionário jurídico

Processo administrativo

Revisão geral. Este material não sofreu alterações até esta data. (26/mar/2018)
Publicado originalmente no DireitoNet. (09/dez/2015)
Perguntas & Respostas (2)

É um dos meios pelos quais a Administração Pública exterioriza sua vontade através de atos administrativos que, conectados entre si, com o Direito e com sujeitos, envolvem deveres, poderes, faculdades, direitos, entre outros, que tendem a um resultado final e conclusivo. Nota-se que, com o objetivo de regulamentar a disciplina constitucional do processo administrativo, a Lei nº 9.784/99 estabelece “normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração" (art. 1°). Trata­-se de uma lei aplicável exclusivamente ao âmbito da União, possuindo natureza jurídica de lei federal na medida em que, como regra, não vincula Estados, Distrito Federal e Municípios. Ressalta-se, por fim, que, processo é uma relação jurídica, razão pela qual “processo administrativo” significa o vínculo jurídico entre a Administração e o usuário, estabelecido para a tomada de uma decisão. Ao passo que procedimento administrativo é a sequência ordenada de atos tendentes à tomada da decisão.

Fundamentação:

Lei nº 9.784/99

Temas relacionados:

Referências bibliográficas:

MAZZA, Alexandre. Manual de direito administrativo. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Veja mais sobre Processo administrativo no DireitoNet.

Imprimir  
Perguntas & Respostas (2)
 
Sobre o contencioso administrativo impróprio, quais exemplos poderiam ser citados?

O contencioso administrativo impróprio, ou por atribuição, refere-se, por exemplo, a um litígio entre um particular e a Administração, questionando matéria da qual a Administração não tenha se manifestado mediante ato administrativo . Diferentemente, no contencioso administrativo por natureza busca-se, por recursos, questionar a legitimidade de normas administrativas. Já no contencioso impróprio, busca-se por meio de ações de conteúdo subjetivo a solução de impasses, como por exemplo a responsabilidade civil da Administração.

Respondida em 18/05/2019
 
O que seria contencioso administrativo impróprio?

No contencioso administrativo impróprio, também chamado de contencioso por atribuição, a princípio estariam abrangidas as ações de declaração ou de condenação com base em direitos fundados em contratos administrativos ou de fatos geradores de responsabilidade civil da Administração, pressupondo uma competência de plena jurisdição, atribuída aos Tribunais Administrativos. 

Respondida em 17/05/2019
Envie sua pergunta

Nossa equipe está a sua disposição para complementar as informações contidas neste conteúdo. Confira abaixo as regras para envio de perguntas ao DireitoNet:

Antes de enviar uma pergunta, sugerimos que faça uma busca no DireitoNet já que muitas das respostas podem ser encontradas no site
Sua pergunta deve ser objetiva, relacionada ao conteúdo acima e relevante para os demais leitores do DireitoNet
Caso sua pergunta seja respondida, você será avisado por e-mail e sua pergunta será publicada nesta página de forma anônima
Perguntas sobre casos específicos ou que incluam qualquer tipo de identificação pessoal não serão respondidas. Se você procura consultoria jurídica, recomendamos que consulte um advogado
Fica a critério do DireitoNet avaliar a relevância da pergunta e oferecer uma resposta

Você deve ser assinante do DireitoNet para poder enviar uma pergunta. Faça já sua assinatura e tenha também acesso a todo o conteúdo do DireitoNet.

Faça sua assinatura
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet