Das fontes do Direito Administrativo (2025)

Das fontes do Direito Administrativo (2025)

As fontes do Direito Administrativo são os meios pelos quais são criadas e interpretadas as normas que regem a Administração Pública. Dentre as principais fontes do Direito Administrativo, destacam-se a lei, a doutrina, a jurisprudência e o costume.

Inicialmente, o Direito Administrativo é uma área do conhecimento que regula as atividades do Estado, suas relações com os particulares e a organização da Administração Pública. Para garantir a eficácia das normas que regem essa área, é fundamental conhecer as fontes do Direito Administrativo.

Logo, as fontes do Direito Administrativo são os meios pelos quais são criadas e interpretadas as normas que regem a Administração Pública. Dentre as principais fontes do Direito Administrativo, destacam-se a lei, a doutrina, a jurisprudência e o costume.

Pois, a lei é a fonte primária do Direito Administrativo, pois é por meio dela que são estabelecidas as normas que regem a Administração Pública. As leis podem ser criadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas e pelas Câmaras Municipais, e devem respeitar a Constituição Federal e os princípios que regem a Administração Pública.

Ademais, a doutrina é resultante de estudos feitos por especialistas, que analisam o sistema normativo e vão resolvendo contradições e formulando definições e classificações, pois é por meio dela que os juristas e estudiosos da área interpretam e analisam as normas existentes. A doutrina pode ser encontrada em livros, artigos e pareceres de especialistas em Direito Administrativo.

Outrossim, a jurisprudência é o conjunto de decisões reiteradas e uniformes, proferidas pelos órgãos jurisdicionados ou administrativos, em casos idênticos ou semelhantes. A jurisprudência é formada pelos precedentes judiciais e pelas decisões dos tribunais, e contribui para a uniformização da interpretação das normas administrativas.

Por fim, o costume é a norma jurídica não escrita, também é uma fonte do Direito Administrativo, pois é por meio dele que as práticas reiteradas e aceitas pela sociedade passam a integrar o ordenamento jurídico. O costume pode complementar as normas existentes e fornecer orientações sobre como as regras devem ser aplicadas na prática. 

Norma originada da reiteração de certa conduta por determinado grupo de pessoas, durante certo tempo (usus, elemento objetivo), com a consciência de sua obrigatoriedade (opinio juris vel necessitatis, elemento psicológico).

Finalmente, as fontes do Direito Administrativo são fundamentais para garantir a eficácia e a segurança jurídica das normas que regem a Administração Pública. Ao conhecer e respeitar as leis, a doutrina, a jurisprudência e o costume, é possível assegurar a regularidade e a legalidade das ações administrativas, promovendo o bem-estar social e o respeito aos direitos dos cidadãos.

Notas e Referências

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 de agosto de 2025.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 18. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2005.

Sobre o(a) autor(a)
Benigno Núñez Novo
Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.570 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos