Memoriais da Defesa - violência psicológica contra a mulher (2025)
Réu acusado de praticar o crime de violência psicológica contra sua mulher, previsto no artigo 147-B do Código Penal, apresenta memoriais pleiteando sua absolvição.
Contexto de uso
O juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o número de acusados, conceder às partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentação de memoriais.
Este modelo poderá ser utilizado pela defesa para requer a absolvição do Réu por ausência de provas concretas, ausência de dolo e atipicidade da conduta, caso existam elementos nos autos, como depoimentos que contradizem a vítima ou ausência de lesão psicológica atestada, eles podem ser destacados.
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Criminal da Comarca de especificar
(espaço de 05 linhas)
MEMORIAIS DA DEFESA
Processo nº
(espaço de 05 linhas)
Nome Completo do Acusado, já qualificado nos autos da ação penal em epígrafe, que lhe move o Ministério Público, por meio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar suas ALEGAÇÕES FINAIS, com fundamento no artigo 403, §3º do Código de Processo Penal, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
Dos Fatos
O Ministério Público ofereceu denúncia em desfavor do Acusado, imputando-lhe a prática do crime de violência psicológica contra a mulher, previsto no artigo 147-B do Código Penal.
Conforme narrado na exordial acusatória, o Réu, no período compreendido entre data de início e data de término, em especificar local, teria, mediante palavras ofensivas e comportamento controlador, supostamente causado sofrimento psicológico à sua esposa, Nome Completo da Vítima.
A denúncia...