Lucas Tadeu Lourencette

Jurista, possui bacharelado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Sorocaba (2007). Parceiro do DireitoNet desde 2006.

direito.lucas@globo.com

Artigos Publicados (20)

A videoconferência no Processo Penal (Lei n° 11.900/09)
Lucas Tadeu Lourencette
Principais aspectos da Lei que incluiu e alterou dispositivos do Código de Processo Penal brasileiro adequando a videoconferência, na fase interrogatorial ou na inquirição das testemunhas, quando esta se mostrar indispensável.
Penal 28/04/2009
A festa dos cartões corporativos do governo
Lucas Tadeu Lourencette
Breve histórico, motivo da sua criação, detalhes peculiares, evolução dos gastos do dinheiro público, os "campeões" do uso imoderado, a quantidade de cartões existentes, detalhes de alguns servidores "beneficiários" e conclusão.
Administrativo 05/06/2008
Fidelidade partidária e a necessária alteração no sistema eleitoral
Lucas Tadeu Lourencette
Com a instituição da fidelidade partidária, percebe-se a necessidade de algumas alterações no sistema eletivo dos membros do Poder Legislativo, buscando-se coerência em relação a representabilidade dos mesmos, já que o mandato é do partido político.
Eleitoral 24/04/2008
Comentários sobre as Leis n° 11.466/07 e 11.596/07
Lucas Tadeu Lourencette
Ambas promoveram sutis alterações na legislação penal, a primeira no âmbito prisional, já a segunda, na interrupção do prazo prescricional.
Penal 17/03/2008
A Justiça em números
Lucas Tadeu Lourencette
Análise de alguns dados fornecidos pelo Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Conselho Nacional de Justiça, discorrendo sobre a litigiosidade brasileira.
Civil 21/12/2007
Magna charta libertatum
Lucas Tadeu Lourencette
Em 1215, na Inglaterra, foi assinada pelo rei João devido algumas pressões que sofria naquela época. Foi um dos primeiros instrumentos institucionais que limitou o Poder estatal e que reconheceu alguns direitos humanos fundamentais consagrados até hoje.
Constitucional 29/10/2007
As três primeiras súmulas vinculantes
Lucas Tadeu Lourencette
Análise sobre as primeiras súmulas vinculantes, com comentários e expectativas da aplicação das mesmas, através da compilação das informações fornecidas pelo site do Supremo Tribunal Federal, além de uma conclusão acerca do tema.
Constitucional 18/06/2007
Lei n° 11.417/06 - A Súmula Vinculante
Lucas Tadeu Lourencette
De forma prática, aborda os aspectos legais da Lei n° 11.417/06, que regulamentou a Súmula Vinculante no Brasil. A súmula vinculante foi instituída com o intuito de aumentar a celeridade processual no País, que hoje se encontra debilitada.
Constitucional 02/04/2007
Um projeto "engavetado" contra a corrupção pública
Lucas Tadeu Lourencette
A PEC 45/2006 tem a pretensão de eliminar a corrupção que se instalou no Brasil em todas suas esferas, porém encontra-se ameaçada de ficar engavetada devido à algumas conveniências. Entrevista exclusiva com o autor da PEC, Senador Almeida Lima (PMDB-SE).
Constitucional 12/02/2007
Clamando por justiça
Lucas Tadeu Lourencette
Uma das casas da vergonha nacional, ou melhor, Congresso nacional, está reivindicando um pequeno (grande) aumento salarial, enquanto o povo sofre com a fome, miséria, desemprego, impostos altos, criminalidade, sistemas de transportes precários.
Constitucional 11/12/2006
Reforma Política: O sistema distrital misto e o puro
Lucas Tadeu Lourencette
Discorre sobre a possibilidade real da adoção do sistema distrital misto ou puro e a ineficácia do sistema proporcional (atualmente usado) para as eleições dos Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores.
Eleitoral 23/10/2006
Eleições 2006 – A responsabilidade objetiva dos partidos políticos
Lucas Tadeu Lourencette
Discorre sobre as impugnações dos candidatos e uma eventual responsabilidade de seus partidos políticos, além de comentários sobre a representação popular, corrupção pública e outros aspectos que "freiam" o progresso brasileiro.
Eleitoral 04/09/2006
Mediação: um novo caminho para desafogar o Judiciário
Lucas Tadeu Lourencette
A mediação é um procedimento de solução de conflitos em que um terceiro neutro e imparcial auxilia as partes a conversar, refletir, entender o conflito e buscar, por elas próprias, a solução.
Civil 08/08/2006
A exceção da verdade dos crimes contra a honra e a Lei n° 11.313/06
Lucas Tadeu Lourencette
Trata da redação da Lei n° 11.313/06, que uniformizou o entendimento de "menor potencial ofensivo" das leis n° 9.099/95 e 10.259/01. Mas essa mesma lei não pacificou um detalhe nos crimes contra a honra: como ficará a exceção da verdade?
Penal 24/07/2006
A falência do Estado brasileiro
Lucas Tadeu Lourencette
De forma irreverente, um cidadão brasileiro, nos tempos futuros, declara a falência, ou melhor, o falecimento do Estado Democrático de Direito Brasileiro.
Constitucional 12/06/2006
O Conselho Nacional de Justiça - CNJ
Lucas Tadeu Lourencette
Baseado na palestra ministrada pelo prof. Alexandre de Moraes, membro do Conselho Nacional de Justiça, dia 19 de maio de 2006, no evento "Reforma do Judiciário – Aspectos relevantes e perspectivas", realizado na Faculdade de Direito da USP em São Paulo.
Constitucional 23/05/2006
Interlegis: uma revolução genuinamente brasileira
Lucas Tadeu Lourencette
Inovação do Legislativo que facilitou e integrou os mais diversos setores desse Poder, além da participação da população no processo legislativo. Com o auxílio do senador Eduardo Suplicy, entrevista exclusiva com James R. Menezes de Carvalho (SSFAC).
Administrativo 08/05/2006
A lei nº 11.277 de 2006 e sua (in)constitucionalidade
Lucas Tadeu Lourencette
A nova lei adiciona o artigo 285-A no Código de Processo Civil, possibilitando ao juiz a resolução do mérito antecipadamente de forma definitiva, fundando-se em uma "sentença-base". Será abordado também uma aparente inconstitucionalidade da norma e seus benefícios, caso seja mantida no ordenamento.
Constitucional 10/04/2006
O poder da imprensa
Lucas Tadeu Lourencette
Os efeitos exercidos sobre o cidadão e breves considerações sobre a legislação, a chamada "Lei de Imprensa".
Civil 20/03/2006
Trabalho infantil no Brasil
Lucas Tadeu Lourencette
Dá uma breve abordagem histórica e discorre sobre o tema, apontando algumas medidas já realizadas, legislação pertinente e possíveis soluções para este problema.
Trabalhista 13/02/2006
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos