Lista completa de Artigos no DireitoNet
4.778 artigos publicados
Página 22 de 96
O direito de família e o chamado "Poliamor"
Afonso Tavares Dantas Neto
O chamado “poliamor”, ao defender e pregar o ativismo poligâmico não representa nenhum avanço ou progresso para nossa sociedade e muito menos para a família brasileira.
Família
08/05/2015
Princípio da moralidade administrativa
Lúcio Rafael de Araújo Santos
Evidencia-se que tanto os agentes quanto a Administração devem agir conforme os preceitos éticos, já que tal violação implicará em uma transgressão do próprio Direito, o que caracterizará um ato ilícito de modo a gerar a conduta viciada em uma conduta invalidada.
Administrativo
08/05/2015
A ata notarial como instrumento probatório no Processo Penal Militar
Fabio Sérgio do Amaral
A ata notarial pode ser entendida como uma das formas de substituição da produção antecipada de provas. Conforme disposto no artigo 364 do Código de Processo Civil, depreende-se que o documento público faz prova não só da sua formação, sobretudo dos fatos que o tabelião descrever em sua presença.
Processo Penal
07/05/2015
O aborto no caso de gravidez resultante de estupro
Denis Caramigo Ventura
Para a realização do procedimento abortivo a mulher deve, apenas, apresentar termos de consentimento escrito, documentos em que expressa a vontade de interromper a gestação e autorizar a equipe médica a realizá-lo.
Penal
05/05/2015
Da testemunha técnica (expert witness)
Marcel Moraes Pereira
A testemunha técnica não pode ser arrolada pelas partes, mas é na verdade o perito nomeado e de confiança do juízo que, pode ter seu laudo pericial substituído pelo depoimento em audiência, desde que o objeto seja que pouca complexidade.
Processo Civil
05/05/2015
Diferença entre dolo eventual e culpa consciente
Rodrigo Cesar Picon de Carvalho
Dolo eventual e culpa consciente se diferenciam pelo fato de que no primeiro o agente aceitou o risco, enquanto no segundo acreditou sinceramente na sua não ocorrência. E, como tal diferenciação é praticamente impossível no campo prático, mister descobrir outra forma de diferenciar os institutos.
Penal
05/05/2015
Terceirização: tema antigo e atual
José Lázaro Carneiro Rios
Abordagem acerca do instituto da terceirização, ao longo dos anos, em confronto com o PL 4330, em trâmite no Congresso Nacional. Há enfoque acerca das mudanças que surgirão, em relação à atual normatização do trabalho terceirizado, com a transformação em lei do PL, em exame.
Trabalhista
20/04/2015
Benefícios da resolução amigável de conflitos
Paulo Henrique Pelegrim Bússolo
É uma questão cultural de buscar o Judiciário para resolver os conflitos ao invés de tentar resolver com uma conversa, a fim de chegar a um acordo, gerando despesas desnecessárias e assoberbando ainda mais o Poder Judiciário de ações, muitas delas desnecessárias.
Civil
12/04/2015
Alimentos: sinais exteriores de riqueza
Marcel Moraes Pereira
Sob o prudente crivo do Juiz é possível a fixação baseada nos sinais que apontam a capacidade financeira do alimentante. São sinais exteriores de riqueza que denotem a visão de um patrimônio ou modo de vida que revelem o verdadeiro poder aquisitivo.
Família
12/04/2015
O Novo Código de Processo Civil
Marcel Moraes Pereira
O Novo Código foi sistematizado em cinco livros: “Parte Geral”, “Processo de Conhecimento e Cumprimento da Sentença”; “Do Processo de Execução”, “Dos Processos nos Tribunais e dos Meios de Impugnação das Decisões Judiciais” e “Das Disposições Finais e Transitórias”.
Processo Civil
05/04/2015
A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor
Leandro Sader Soares
A inversão do ônus da prova descrita no art. 6, inciso VIII, da Lei 8.078/90 constituiu um dos mais importantes instrumentos de que dispõe o juiz para observando o contraditório e a ampla defesa equilibrar a desigualdade existente entre os litigantes.
Consumidor
29/03/2015
A responsabilidade penal das pessoas juridicas
Joao Victor Arruda Ramalho
Tema bastante controverso entre aqueles que lecionam na esfera criminal, é saber se pessoas jurídicas podem ou não serem responsabilizadas penalmente. Alguns entendem que a responsabilidade é possível e deriva da própria Magna Carta, doutra banda a àqueles que não a admitem.
Empresarial
29/03/2015
A solução consensual de conflitos no novo Código de Processo Civil
Cintia Franco
Busca-se como alternativa de solução da lide a composição amigável, pois o direito processual deve estar a serviço do direito material, como um instrumento para a realização deste.
Processo Civil
22/03/2015
A reforma tributária e o aumento de impostos
Vitor Krikor Gueogjian
A política fiscal brasileira ao invés de estimular a economia com incentivos fiscais reais, que era o esperado pela reforma tributária, desestimula outros setores a fim de proteger e estimular outros.
Tributário
15/03/2015
Benefícios por incapacidade
Valeria Aparecida Antonio
Análise acerca da problemática dos indeferimentos em grande massa dos pedidos de concessão de benefícios por incapacidade pretendidos perante a Previdência Social.
Previdenciário
15/03/2015
Do acidente de trabalho e sua repercussão no contrato de trabalho
Antonio Carlos Rodrigues Junior
O empregado que sofre acidente de trabalho com afastamento superior a 15 dias, goza de estabilidade provisória de emprego, consistindo na impossibilidade de desligamento do empregado por período igual a 12 meses, visando atitudes retalhadoras por parte do empregador.
Trabalhista
08/03/2015
Descaminho e contrabando
Denis Caramigo Ventura
Reflexões dos tipos penais que se tornaram autônomos com a Lei nº 13.008/14
Penal
08/03/2015
Um caso de coisa julgada progressiva
Raul Moreira Pinto
Trata sobre um caso concreto em que se pretende executar parcelas da condenação, não passível de alteração, mas pendendo ainda de solução de recurso de revista. A pretensão foi negada, em primeira instância, o que ensejou agravo de petição para o TRT 3ª. O julgamento deve ser breve.
Trabalhista
08/03/2015
A evolução da criminologia no contexto da sociedade brasileira atual
Tcharles A. Scherer da Silva
Visualiza-se claramente a ligação dos fatores sociológicos, étnicos e psicológicos como fundamentais para o aumento do crime.
Penal
08/03/2015
Contratos eletrônicos e o tratamento do Código de Defesa do Consumidor
Eduardo Santos Teobaldo Segundo
A legislação brasileira não encontra lei específica de tratamento para este comércio eletrônico. Estas contratações estão sendo reguladas através de dispositivos aplicados nos contratos comuns e o Código de Defesa do Consumidor, assim, resguardando a tutela e garantia jurídica do consumidor.
Consumidor
08/03/2015
O aviso-prévio trabalhado e o dilema do empregador
Carlos Murilo Laredo Souza
Muitas vezes, as alterações na legislação deixam lacunas que devem ser resolvidas pelos operadores do direito com as ferramentas que lhes são disponíveis. Dentre esses casos encontra-se a Lei 12506/2011 que regulamentou o aviso-prévio e a sua proporcionalidade na modalidade trabalhada.
Trabalhista
08/03/2015
Recurso extraordinário e perda de objeto: uma visão constitucional da celeridade processual
Artur Ricardo Ratc
Cabe ao Tribunal de origem selecionar não apenas um RE para encaminhar ao STF com a dita repercussão geral, mas outros extraordinários “modelos”, para que a perda de objeto de algum não comprometa a análise de mérito dos demais recursos já determinada a repercussão geral do tema.
Constitucional
08/03/2015
A eficácia dos meios de provas do assédio moral no ambiente de trabalho
Renan Poton de Jesus e Marloir Viana da Silva
Para identificar o assédio é necessário que estejam presentes elementos caracterizadores do dano, a conduta abusiva do empregador, o abalo psicológico, a finalidade de exclusão ou afronta, pontos de difícil comprovação. Assim o tema é complexo, o que dificulta um resultado comum.
Trabalhista
08/03/2015
As alterações à legislação previdenciária pela Medida Provisória n° 664
Ariana Vanesca de Oliveira
O governo pretende economizar 18 bilhões com a majoração de contribuições previdenciária em desfavor do trabalhador, todavia o art. 195,§5°, da CRFB enuncia “nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”.
Previdenciário
08/03/2015
Omissão no recolhimento do ICMS não configura crime fiscal
Miguel Teixeira Filho
A relação entre o vendedor que realiza uma saída de mercadoria com destino ao adquirente é uma operação meramente comercial e nunca de cunho jurídico tributário. Portanto, não há que se falar em "tributo cobrado", para fins da lei penal fiscal.
Tributário
24/02/2015
O mundo digital e sua importância no cotidiano
Flavio Eduardo Anunciação
No caso do setor empresarial a abrangência é ainda maior, e ferramentas como contratos assinados digitalmente, ou reuniões feitas via internet e propostas formalizadas por e-mail são fortes aliados das novas empresas.
Civil
24/02/2015
Guarda compartilhada com a introdução da Lei nº 13.058/2014
Debora May Pelegrim
Em caso de separação, o juiz deve dar precedência à guarda compartilhada para conjuntamente os pais se responsabilizarem, distribuindo aos dois seus deveres e direitos referentes ao poder familiar do filho comum, mesmo morando em casas separadas.
Família
24/02/2015
Algumas inovações do novo Código de Processo Civil
Nathalia Guedes Brum
Já é possível perceber que o projeto visa renovar e acelerar o processo judicial, atendendo aos anseios da sociedade, buscando a tão almejada segurança jurídica, sem reduzir ou restringir direitos.
Processo Civil
22/02/2015
O acesso à informação como instrumento assecuratório de proteção ao meio ambiente
Vladimir Polízio Júnior
No Brasil, embora exista uma lei que, em tese, deveria regulamentar e viabilizar o acesso à informação ambiental (Lei nº 10.650/03), é a Lei nº 12.527/11 que melhor atende esse objetivo.
Civil
17/02/2015
As teorias da ação no Direito Processual Civil
Renan Teixeira Sobreiro
As condições da ação somente podem ser requisitos para o seu pleno exercício, ou seja, esses requisitos relacionam-se diretamente com o mérito e, dessa forma, não podem ser considerados requisitos para a existência da ação.
Processo Civil
15/02/2015
Embriaguez habitual como hipótese de justa causa
Berenice da Cunha Prado
Os atos faltosos do empregado estão previstos no artigo 482 da Consolidação das Leis Trabalhistas, dentre elas encontra-se a embriaguez habitual que está prevista na alínea ‘f’ deste mesmo artigo.
Trabalhista
08/02/2015
Autorização de uso emergencial de agrotóxicos: uma análise das controvérsias envolvendo a nova disciplina legal
Paulo Cesar de Campos Amaral
O Governo Federal inovou na legislação brasileira de agrotóxicos ao editar a Lei nº 12.873/13 que instituiu uma autorização de agrotóxicos exclusivamente em usos emergenciais ao invés do registro em sentido estrito conforme previsto na lei de 1989.
Civil
08/02/2015
Equiparação salarial dos bancários
Henrique Lima
Análise acerca da questão da discriminação salarial no âmbito das relações trabalhistas bancárias e o instituto da equiparação salarial como forma de correção dessa desigualdade.
Trabalhista
08/02/2015
O domicílio tributário eletrônico e suas implicações
Paula Maria Casimiro Salomao
Essa nova funcionalidade nada mais é do que a prática de atos e termos processuais, de forma eletrônica através de uma caixa postal disponível na internet, cujo acesso será restrito a usuários autorizados e portadores de certificação digital.
Tributário
01/02/2015
A eficácia e os limites da terceirização no Brasil
Paulo Henrique Borges Pereira
Ao terceirizar uma atividade, o empresário almeja reduzir custos com mão de obra, bem como aperfeiçoar os resultados, não apenas a atividade terceirizada, mas para toda a organização empresarial.
Trabalhista
01/02/2015
O sistema recursal no Novo Código de Processo Civil
Arthur Augusto Paulo Poli
O Novo Código de Processo Civil visa simplificar o sistema recursal, proporcionando à sociedade um processo mais célere, econômico e efetivo.
Processo Civil
29/01/2015
Prerrogativas ou privilégios processuais da Fazenda Pública
Wagner Tinô de Carvalho
Em razão da proteção ao interesse público foram criadas prerrogativas processuais à Fazenda Pública, estas que não se confundem com privilégios, pois se assim o fossem, contrariariam o verdadeiro sentido do princípio constitucional da isonomia.
Processo Civil
27/01/2015
Os crimes contra a vida
Denis Caramigo Ventura
Análise acerca dos crimes contra a vida, quais sejam: homicídio (artigo 121), induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (artigo 122), infanticídio (artigo 123) e aborto (artigos 124, 125, 126, 127 e 128).
Penal
26/01/2015
As modificações no benefício da pensão por morte e a flagrante inconstitucionalidade
Augusto César Pereira da Silva
Análise acerca das inconstitucionalidades trazidas pela Medida Provisória 664/2014 no tocante ao benefício previdenciário da pensão por morte.
Previdenciário
24/01/2015
Condenação direta do denunciado à lide na intervenção de terceiros
Samara Araujo
Hipóteses em que é possível a condenação do denunciado à lide, seja considerando-o como litisconsorte ou assistente simples.
Trabalhista
24/01/2015
A antecipação da tutela na Justiça do Trabalho
Márcio Robert de Souza Ramos
As regras do ordenamento processual civil são aplicadas de forma subsidiária no processo do trabalho e, portanto, o instituto da antecipação de tutela é perfeitamente possível, resultando sua aplicação numa celeridade processual em relação ao direito do trabalhador.
Trabalhista
24/01/2015
O consumidor como alvo do superendividamento
Matheus dos Santos
O Projeto de Lei do Senado Federal nº 283 de 2012 tem grande preocupação com o superendividamento dos brasileiros, pois disciplina a oferta de crédito para os consumidores e quais as possíveis prevenções para não se chegar a uma situação de extremo endividamento de consumo.
Consumidor
24/01/2015
Motivação do ato administrativo vinculado e discricionário
Samara Araujo
Esclarecimentos sobre a controvérsia doutrinária no que concerne ao alcance da motivação nos atos administrativos vinculados e discricionários.
Administrativo
20/01/2015
Diferença entre marca e título de estabelecimento
Evelyn Oliveira
O fato de existirem similitudes entre as marcas e os títulos de estabelecimento não deve induzir o operador do direito ao erro de confundir ambos os institutos, eis que possuem faculdades, regimes, regras e aplicações distintas, que passaremos a analisar.
Comercial
08/01/2015
Aplicação do princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado no processo licitatório
Marcia Cristina Alves
O Estado desenvolve suas atividades administrativas em benefício da coletividade, porém mesmo quando age em vista de algum interesse estatal imediato, o fim último de sua atuação deve ser voltado para o interesse público.
Administrativo
07/01/2015
O direito de representação em âmbito sucessório
Danielle Cristina Almeida da Silva
O direito de representação existe na linha reta descendente; na ascendente, não. E para a aplicação do instituto é necessário que o representando seja pré-morto em relação ao autor da herança ou, ao menos, que tenham ambos morrido no mesmo instante (comoriência).
Família
07/01/2015
Introdução à criminalística
Deidigley Menezes Pires da Silva
A criminalística visa estudar o crime de forma a não distorcer os fatos, zelando pela integridade e sempre perseguindo a evidência, com o fim de promover a justiça e como um meio de obter os argumentos decisórios para a prolação da sentença.
Penal
07/01/2015
Precatório: sistemática e problemas
Rafael Oliveira Rossi
A sistemática do precatório prevista em todo conjunto do ordenamento jurídico brasileiro é, teoricamente eficaz, e as sanções para os casos de inadimplemento por parte da Fazenda Pública são duras e severas. Tudo isso é perfeito apenas na teoria. Na prática, a realidade é muito diferente.
Processo Civil
07/01/2015
O direito do trabalho na era do conhecimento
Vanali Souza Teles
Várias correntes têm defendido uma maior liberdade na prática laboral, como já adotado em outros países, de modo que, mesmo parcialmente, haja permissão para o exercício da autonomia da vontade das partes, nem que seja de início somente aos profissionais do conhecimento.
Trabalhista
07/01/2015
Aceitação e renúncia da herança
Daniela Tamberlini Tenente
O surgimento do direito sucessório pressupõe uma necessidade de dar continuidade, sequência a uma série de direitos e obrigações que não se findam com a morte, e, apenas se transferem de uma pessoa para outra, resguardando as vontades do "de cujus" enquanto vivo.
Família
07/01/2015
Temas mais populares
- Multas de trânsito
- Separação de bens
- Responsabilidade civil
- Aborto
- Tratados internacionais
- Prazos
- Direitos fundamentais
- Eutanásia
- União estável
- Guarda compartilhada
- Lei Maria da Penha
- Assédio moral
- Meio ambiente
- Acidente de trabalho
- Execução penal
- Aposentadoria
- Drogas
- Propaganda eleitoral
- Direito do Consumidor
- Teletrabalho
- ICMS
- Falência
- Processo administrativo
- Plano de saúde
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente
Amplie sua visibilidade no mundo jurídico