O mundo digital e sua importância no cotidiano

O mundo digital e sua importância no cotidiano

No caso do setor empresarial a abrangência é ainda maior, e ferramentas como contratos assinados digitalmente, ou reuniões feitas via internet e propostas formalizadas por e-mail são fortes aliados das novas empresas.

Certamente você já disse ou ouviu algumas das seguintes expressões: “no meu tempo nem imaginávamos que isso existiria”, ou “na minha época isso era muito mais complicado”, mas certamente nenhum de nós imaginaríamos que as transformações do nosso cotidiano ocorreriam de maneiras tão distintas e de forma cada dia mais constante e rápida.

É incrível imaginar que o primeiro computador foi criado em 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, e somente 38 anos depois foi criado o CD-Rom (Philips e Sony lançaram o CD-Rom em 1984) um verdadeiro abismo de tempo para as novas gerações, já nascidas em uma época de mudanças tão constantes.

Com o advento da Internet, criada durante a guerra fria pelo engenheiro inglês Tim Bernes-Lee que desenvolveu a World Wide Web, o já conhecido “www” presente nos sites que acessamos diariamente, as mudanças e evoluções tecnológicas passaram a ser cada dia mais dinâmicas.

Chegamos ao ponto de, nos conectarmos com pessoas de todas as partes do mundo, simultaneamente, através de redes sociais, telefones fixos ou móveis, além de acessar a internet através de celulares e televisores, ou computadores cada dia menores e mais velozes e com métodos de armazenamento de informações incríveis, como cartões de memória e pen drives ou com conceitos ainda mais arrojados como o de armazenamento na “NUVEM” ou servidores remotos.

Entretanto, as tecnologias colocadas ao nosso alcance não podem ficar limitadas apenas ao acesso de redes sociais, bate papos, mensagens instantâneas e entretenimento, que são os atrativos e ferramentas mais comum e popularmente utilizadas. A Revolução Tecnológica atual nos proporciona muito mais do que isso e precisamos aproveitar.

É possível nos dias atuais economizarmos o nosso tempo com qualidade e confiabilidade, como por exemplo, com as compras de produtos e contratação de serviços via internet, cursos on-line, faculdades virtuais, dentre outras inúmeras opções que a modernidade coloca à nossa disposição.

Mas não podemos parar por aí.

A população de modo geral não utiliza a plenitude das opções que as novas tecnologias oferecem, como enviar correspondências com garantias de rastreamento e recebimento (a velha prática de correspondência com AR – aviso de recebimento) por intermédio de E-mails certificados, ou assinar documentos com autenticidade legal através de uma assinatura digital, que toda pessoa capaz, seja ela física ou jurídica já pode ter, e até mesmo emitir certidões por meio dos cartórios virtuais que antes eram possíveis apenas nos cartórios físicos, ou ainda fazer reclamações online para o Órgão de Defesa do Consumidor, bem como Boletins de Ocorrência, transações bancárias, etc.

No caso do setor empresarial a abrangência é ainda maior, e ferramentas como contratos assinados digitalmente, ou reuniões feitas via internet e propostas formalizadas por e-mail são fortes aliados das novas empresas, que a cada dia tornam mais arrojadas suas posturas frente ao cliente.

Novos conceitos tomam conta do mercado, seja através de um micro empreendedor que vende seus produtos pela internet ou das grandes multinacionais que possuem setores que atuam unicamente no mundo digital, monitorando redes sociais, sites de reclamações, acompanhando e respondendo dúvidas de clientes, ou realizando grandes transações financeiras e tudo isso podendo ser feito de qualquer lugar e em qualquer horário, bastando, apenas, um ponto de acesso à internet e uma interface, como notebooks, tablets ou celulares.

Em suma, as possibilidades das tecnologias digitais são inúmeras e os limites inimagináveis, cabendo a cada pessoa tornar tais avanços grandes aliados em seu dia a dia, seja para as empresas, customizando procedimentos e ampliando sua clientela, seja para as pessoas físicas, com o grande desafio de fazer da rede mundial de computadores muito mais do que as úteis e versáteis redes sociais, transformando-a em uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento.

Sobre o(a) autor(a)
Flavio Eduardo Anunciação
Advogado, Pós Graduado em Direito do Trabalho e com 10 anos de experiencia anterior no setor de Tecnologia de Telecomunicações, aficionado por Novas Tecnologias e estudioso das suas aplicações no Direito e na Sociedade.
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos