O advogado e a inviolabilidade dos seus atos no exercício da profissão (2024)

O advogado e a inviolabilidade dos seus atos no exercício da profissão (2024)

A inviolabilidade do advogado por seus atos e manifestações no exercício da profissão é uma garantia indispensável para o pleno funcionamento da Justiça

O advogado no exercício da profissão possui uma proteção especial perante seus atos e manifestações. Isso mesmo! A inviolabilidade é um direito garantido pela legislação e que garante ao advogado a liberdade para atuar na defesa de seus clientes de forma plena e irrestrita.

A inviolabilidade do advogado é um pilar fundamental para a democracia e o Estado de Direito. É através dela que os profissionais do Direito podem exercer suas atividades de forma autônoma, assegurando a igualdade das partes no processo judicial. 

Sem essa garantia, ficaria comprometida a busca pela justiça e a efetivação dos direitos dos cidadãos.

Mas afinal, o que significa essa tal inviolabilidade? Ela se refere à imunidade dos advogados em relação aos seus atos praticados no exercício de sua profissão. 

Isso significa que, ao defender seus clientes, o advogado está livre de qualquer tipo de responsabilidade civil, penal, administrativa ou disciplinar pelos resultados de suas ações, desde que exerça sua atividade de acordo com a ética profissional e a legislação em vigor.

Essa proteção é de extrema importância para o bom funcionamento do sistema jurídico. Imagine só se o advogado fosse punido por lutar pelos interesses de seus clientes de forma diligente e estratégica? Seria um verdadeiro retrocesso! A inviolabilidade do advogado é uma salvaguarda para que ele tenha liberdade de exercer sua profissão com independência e sem medo de represálias.

Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014 ao artigo 133 da Constituição Federal de 1988: “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

No entanto, é fundamental ressaltar que a inviolabilidade do advogado não é um salvo-conduto para a prática de atos ilícitos ou imorais. O advogado deve agir dentro dos limites legais e éticos, garantindo o respeito às normas jurídicas e aos direitos humanos. 

Caso ultrapasse esses limites, ele poderá ser responsabilizado pelos seus atos, assim como qualquer outro cidadão.

Essa imunidade, entretanto, somente poderia ser quebrada mediante decisão motivada, como ocorre nos cenários de investigações criminais em que os profissionais porventura estejam envolvidos na participação de crime (artigo 7º, parágrafo 6º, do Estatuto da Advocacia).

É importante destacar também que a inviolabilidade do advogado protege não apenas suas ações no âmbito do processo judicial, mas também suas manifestações públicas.

Isso significa que um advogado pode expressar livremente suas opiniões sobre questões jurídicas e políticas, sem que isso configure uma violação ao seu direito.

Assim, a inviolabilidade do advogado por seus atos e manifestações no exercício da profissão é uma garantia indispensável para o pleno funcionamento da Justiça. É ela que possibilita a defesa efetiva dos direitos dos cidadãos, a igualdade entre as partes e a busca pela justiça. Além disso, a inviolabilidade assegura ao advogado a liberdade de expressão e de atuação, essenciais para o fortalecimento da democracia.

Portanto, é preciso valorizar e preservar esse direito, assegurando que os advogados possam desempenhar seu papel de forma ética e eficiente. 

Reconhecer a inviolabilidade do advogado é, em última instância, zelar pela garantia dos direitos e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Notas

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /constituição /constituição.htm>. Acesso em: 23 de dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994. Estatuto da Advocacia. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8906.htm>. Acesso em: 23 de dez. 2023.

Sobre o(a) autor(a)
Benigno Núñez Novo
Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos