Intervenção como amicus curiae no STF (2024)

Entidade requer sua intervenção como amicus curiae em ação direta de inconstitucionalidade que ataca artigo do Código de Processo Civil.

Contexto de uso

Esse modelo de petição pode ser utilizado por pessoa jurídica pleiteando a intervenção no processo na qualidade de "amicus curiae", nos termos do artigo 7º, parágrafo 2º, da Lei nº 9.868/99.

Excelentíssimo Senhor Ministro citar o nome do Relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade em trâmite perante o Colendo Supremo Tribunal Federal

 (espaço de 05 linhas)

Ação Direta de Inconstitucionalidade

Processo

(espaço de 05 linhas)

Nome da Entidade, pessoa jurídica de direito público/privado, com sede na endereço completo, inscrita no CNPJ sob o , representada por Nome completo do Representante Legal, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG , inscrito no CPF sob o , residente e domiciliado nesta cidade e comarca, na endereço completo, por seu advogado que esta subscreve, vem perante Vossa Excelência requerer sua INTERVENÇÃO nos autos do processo em epígrafe, em que é Autor a citar o nome da Entidade Autora, na qualidade de AMICUS CURIAE, nos termos do artigo 7º, parágrafo 2º, da Lei nº 9.868/99, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

1. Da Intervenção da Entidade Requerente como Amicus Curiae

A figura do amicus curiae, já bem sedimentada na jurisprudência...

DN PRO
Continue lendo este modelo por apenas R$ 24,90
Desbloqueie já seu acesso ao DN PRO e economize tempo na elaboração de petições e contratos
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este modelo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este modelo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Para efeitos do § 2º, do artigo 7º, da Lei nº 9.868/99, qual órgão ou entidade poderá se manifestar na ação direta de inconstitucionalidade como amicus curiae?

A figura do amicus curiae, assim como no artigo 7º, § 2º, da Lei nº 9.868/99, se encontra expressamente prevista no Código de Processo Civil (artigo 138), como pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada. Ou seja, o postulante deve ter um interesse institucional na causa, deve contribuir com conhecimentos necessários para o adequado julgamento, notadamente nos processos que envolvam matérias técnicas específicas ou de alta relevância política, considerando-se sua credibilidade e grande experiência na área à qual a matéria discutida pertence. Portanto, o postulante, além da representatividade adequada, também deve demonstrar a relevância da matéria a ser discutida, além de que ingressará no feito para auxiliar o juízo na perfeita compreensão da matéria submetida a julgamento, e não para defender interesses subjetivos próprios.

Respondida em 03/08/2020
Envie sua pergunta

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos