Cumprimento de sentença nas obrigações de entregar coisa
Trata sobre o procedimento do cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de entregar coisa disposto no artigo 538 do CPC.
- Aspectos gerais
- Da previsão legal
- Do cumprimento de sentença
- Astreintes
- Benfeitorias e direito de retenção e indenização
- Referências
Aspectos gerais
O cumprimento de sentença é o ato de executar uma determinação judicial exteriorizada em sentença. O cumprimento de sentença é a fase em que aquilo que foi estabelecido pelo juízo seja realizado no mundo real.
Da previsão legal
A efetivação da sentença ou acórdão que contenha obrigação de entrega de coisa far-se-á de acordo com o artigo 498 do Código de Processo civil:
“Na ação que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela específica, fixará o prazo para o cumprimento da obrigação. Parágrafo único. Tratando-se de entrega de coisa determinada pelo gênero e pela quantidade, o autor individualizá-la-á na petição inicial, se lhe couber a escolha, ou, se a escolha couber ao réu, este a entregará individualizada, no prazo fixado pelo juiz”.
Do cumprimento de sentença
O autor deve requere a providência judicial almejada na petição inicial, que consistirá em uma ordem, mandamento ou determinação para o réu entregar a coisa (certa) descrita no título que representa...