Questão prejudicial - Suspensão do processo criminal
Réu pede a suspensão do processo criminal por depender de decisão sobre seu estado civil na esfera cível.
Contexto de uso
Esse modelo poderá ser utilizado para paralisar o andamento de um processo criminal, no qual poderá ser condenado pela prática de um crime, até que uma questão por ele discutida no âmbito civil, hábil a afastar a configuração desse crime, seja solucionada.
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da nº Vara Criminal da Comarca de especificar,
(espaço de 10 linhas)
Autos nº
(espaço de 10 linhas)
Nome completo do requerente, já devidamente qualificado, nos autos da AÇÃO especificar, que lhe move a Justiça Pública, por seu advogado signatário, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, requerer a SUSPENSÃO DO FEITO, com fulcro nos arts. 92 e seguintes do CPP, pelas seguintes razões de fato e de direito:
Dos Fatos
O Requerente está sendo processado como incurso no art. 235 do CP.
Ocorre que o Requerente propôs, no dia de mês de ano, ação anulatória do seu primeiro casamento, processo sob o nº, que tramita perante a nº ª Vara de Família, conforme documentos anexos (doc. 1) e (doc. 2).
Do Direito
Dispõe o art. 235 do CP: "Contrair alguém, sendo casado novo casamento: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos". Assim, verifica-se que é pressuposto fundamental deste delito a existência formal e vigência de casamento anterior.
Considerando-se que, no caso em tela, o Requerente está discutindo a validade do casamento na esfera cível, faz-se necessária a presente suspensão, tendo em vista que não se pode condenar alguém por bigamia, caso o juízo cível anule um dos casamentos, conforme determina o art. 92 do CPP, in verbis:
"Se a decisão sobre a existência da infração depender da solução de controvérsia, que o juiz repute séria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ação penal ficará suspenso até que no juízo cível seja a controvérsia dirimida por sentença passada em julgado, sem prejuízo, entretanto, da inquirição das testemunhas e de outras provas de natureza urgente."
Nesse sentido, citar doutrina e jurisprudência.
Do Pedido
Ante o exposto, requer de Vossa Excelência que, após ouvir o representante do Ministério Público, determine a suspensão do processo criminal até julgamento da demanda cível que tem interferência direta neste feito, como medida de Justiça!
Nesses Termos,
Pede Deferimento.
Local, dia de mês de ano.
Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UF nº número da inscrição na OAB
Esta petição foi obtida através do site DireitoNet (https://www.direitonet.com.br/peticoes/exibir/237/Questao-prejudicial-Suspensao-do-processo-criminal) e é de uso exclusivo dos assinantes, sendo proibida sua reprodução e compartilhamento.