O impacto do sistema tributário atual na atividade empresarial

O impacto do sistema tributário atual na atividade empresarial

A dificuldade para se abrir e gerir um negócio no Brasil é fenômeno conhecido. Tal problemática origina-se, principalmente, em razão da burocracia imposta pela legislação brasileira, em especial a Legislação Tributária vigente.

Introdução 

Hugo de Brito Machado¹ afirma que o Poder de Tributar é prerrogativa estatal desde a antiguidade, uma vez que “sejam quais forem as finalidades a serem perseguidas pelo Estado, são necessários recursos financeiros para atingi-las”, motivo pelo qual esta capacidade fundamenta-se, histórica e sociologicamente, nas mesmas características que dão suporte ao poder político.

Desta forma, torna-se necessário ao Estado que este institua formas de arrecadação que, invariavelmente, afetarão tanto pessoas naturais quanto pessoas jurídicas e suas relações interpessoais.

1. O impacto da legislação tributária na atividade empresária

O supramencionado autor explica que o termo “legislação tributária” é uma expressão mais abrangente que “lei tributária”, uma vez que a primeira expressão compreende leis, tratados, convenções internacionais, decretos e normas complementares que versem no todo ou em parte sobre tributos e suas relações jurídicas pertinentes.

O artigo 3º do Código Tributário Nacional estipula que tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. A partir deste conceito, o CTN define que os tributos reconhecidos no Brasil são:

i) impostos, tributos “cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte” (art. 16, caput);

ii)  taxas, aqueles cujo fato gerador é “o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição” (art. 77, caput);

iii) contribuição de melhoria, que é o tributo instituído “para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado” (art. 81, caput).

2. Tributos incidentes sobre a atividade empresária

Como exemplos de tributos que incidem diretamente sobre a atividade negocial existem o Imposto sobre Produtos Industrializados, de competência da União, definido pelo artigo 153, inciso IV, da Constituição Federal e 46 a 51 do CTN; Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a eles Relativos, de competência dos Estados e do Distrito Federal, definido pelo artigo 155 da CF e 35 a 42 do CTN; Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, de competência dos municípios, definido pelo artigo 156 da CF e 32 a 35 do CTN.

Assim sendo, apesar de a Constituição Federal e o CTN definirem modalidades de tributos e limitações ao poder estatal de tributar, não há qualquer vedação à capacidade de um ente federativo de criar ou aumentar tributos, uma vez que o texto constitucional apenas determina que para isso deve apenas haver uma lei que assim estabeleça.

3. Estudos da Receita Federal do Brasil sobre o tema

Levando-se tal fato em consideração a Receita Federal publicou um estudo² em dezembro de 2017 que teve por objetivo analisar, por solicitação do Ministério da Fazenda, os tributos e as suas bases de incidência no ano de 2016. Além disso, a pesquisa comparou a carga tributária brasileira com a de outros países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

A pesquisa feita pela Receita Federal evidencia que, apesar de o Brasil ser considerado um país pobre por instituições internacionais, a sua carga tributária correlaciona-se com a de nações mais ricas, o que demonstra que existe uma disparidade entre o quanto se tributa com a capacidade dos contribuintes de serem tributados.

Conclusão

Percebe-se que no Brasil não é apenas o Código Tributário Nacional que rege sobre os tributos, mas todo e qualquer tipo de norma, independente da esfera legislativa, que trate este tema como matéria, fazendo com que haja uma complexidade, não só para o Estado controlar a arrecadação, mas para os contribuintes cumprirem a obrigação de pagar.

Tanto o é, que em 2014 foi publicado o livro “Pátria Amada”, de autoria do advogado tributarista Vinicius Leoncio, que reunia quase toda a legislação tributária brasileira de até então. A obra, de sete toneladas e meia, possui mais de quarenta e uma mil páginas, cada qual com mais de dois metros de altura por um e meio de largura.

Assim sendo, o Brasil vive um estado de excesso de regulações tributárias, em diversos aspectos e níveis da Federação, que se manifestam como barreiras à entrada legais para a abertura e manutenção de empresas em solo nacional. Este excesso acabou por trazer sérias consequências negativas, tanto do ponto de vista econômico quanto social de acordo com diversas entidades internacionais, como o Banco Mundial³, a Heritage Foundation4 e o Fraser Institute5.

Referências

¹SEGUNDO, Hugo de Brito Machado. Manual de Direito Tributário. São Paulo: Atlas, 2017.

²Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros. Carga Tributária no Brasil 2016: Análise por Tributos e Bases de Incidência. Brasília: Ministério da Fazenda, 2017.

³ International Bank for Reconstruction and Development. Doing Business 2019. Washington: World Bank Publications, 2018. Disponível em: <http://www.worldbank.org/content/dam/doingBusiness/media/Annual-Reports/English/DB2019-report_web-version.pdf>.

4 MILLER, Terry; KIM, Anthony B.; Roberts, James M. 2022 Index of Economic Freedom. Washington: The Heritage Foundation, 2022. Disponível em: < https://www.heritage.org/index/pdf/2022/book/2022_IndexOfEconomicFreedom_FINAL.pdf>.

5 GAWRTNEY, James; LAWSON, Robert A.; HALL, Joshua C.; MURPHY, Ryan; DJANKOV, Simeon; MCMAHON, Fred. Economic Freedom of the World: 2022 Annual Report. Vancouver: Fraser Institute, 2022. Disponível em: https://www.fraserinstitute.org/studies/economic-freedom-of-the-world-2022-annual-report.

Sobre o(a) autor(a)
Delano Scodeller Alcântara Silveira
Advogado inscrito na OAB/SP nº 472.887. Formado pela Universidade de Fortaleza em 2019. Especialista em Direito Corporativo pelo IBMEC São Paulo. Certificado pela Academia da OMPI e do INPI em Propriedade Intelectual. Certificado...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos