Letra de câmbio
Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
Origem da letra de câmbio
A letra de câmbio originou-se na Itália, no século XIV. Seu surgimento se deu em virtude da emboscada e a perda dos valores no transporte de dinheiro de uma cidade para outra. Assim, os viajantes procuravam um banqueiro de sua própria cidade que possuía relação com outro do local para onde pretendia partir e, então, entregava-lhe o dinheiro e recebia uma carta, na verdade era uma ordem de pagamento ao banqueiro da outra cidade, que faria o pagamento ao viajante.
Com isto, ao invés de as pessoas transportarem o dinheiro, carregavam consigo uma carta que representava uma soma a ser paga. Esta prática deu origem ao atual título de crédito: letra de câmbio.
Observando como era o procedimento, nota-se a atuação de pelo menos três pessoas nesta operação. A primeira é o banqueiro que recebia o dinheiro e expedia a carta de ordem de pagamento, que é hoje denominado de sacador, a segunda é o viajante, que recebia a carta, atualmente chamado de tomador ou beneficiário, e o...