Este é um exemplo grátis dos 1.800 modelos de petições que você pode ter acesso como assinante do DireitoNet.

Petições

Adoção - Nomeação de curador especial

Pedido de nomeação de curador especial para processo de adoção de menor.

Revisão geral. Este material não sofreu alterações até esta data. (13/jul/2017)
Atualizada até a Lei nº 12.955/2014. (10/abr/2014)
Revisado e alterado de acordo com a lei 12.010/09. (06/out/2009)
Publicado originalmente no DireitoNet. (13/ago/2007)
Perguntas & Respostas (0)

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara da Infância e da Juventude da Comarca de especificar

(espaço de 10 linhas)

Nome completo do Requerente, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado endereço completo, relativamente incapaz, assistido por seu tutor Nome do Tutor, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado endereço completo, vem, à presença de Vossa Excelência, expor e requerer o seguinte:

1) Desde que nasceu, o peticionário é criado por seu tutor que nesta petição o assiste, conforme demonstraram os documentos anexados e as testemunhas arroladas.

2) Em virtude desta situação, o seu tutor e sua esposa se afeiçoaram à criança, que agora conta com 12 anos de idade, e desejam adotá-lo.

3) Conforme disposição do artigo 45, §2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente "em se tratando de adotando maior de doze anos de idade, será também necessário o seu consentimento." Desse modo, mister se torna o consentimento do representante legal do adotado. Mas, como este irá figurar na escritura como adotante, requer-se digne-se Vossa Excelência, de determinar a nomeação de CURADOR ESPECIAL, a fim de assistir o Requerente no ato mencionado, expedindo-se o competente alvará.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

Local, dia de mês de ano.

Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UFnúmero da inscrição na OAB


 

Imprimir  
Perguntas & Respostas (0)
Ainda não há nenhuma pergunta respondida sobre este conteúdo.
Envie sua pergunta

Nossa equipe está a sua disposição para complementar as informações contidas neste conteúdo. Confira abaixo as regras para envio de perguntas ao DireitoNet:

Antes de enviar uma pergunta, sugerimos que faça uma busca no DireitoNet já que muitas das respostas podem ser encontradas no site
Sua pergunta deve ser objetiva, relacionada ao conteúdo acima e relevante para os demais leitores do DireitoNet
Caso sua pergunta seja respondida, você será avisado por e-mail e sua pergunta será publicada nesta página de forma anônima
Perguntas sobre casos específicos ou que incluam qualquer tipo de identificação pessoal não serão respondidas. Se você procura consultoria jurídica, recomendamos que consulte um advogado
Fica a critério do DireitoNet avaliar a relevância da pergunta e oferecer uma resposta

Você deve ser assinante do DireitoNet para poder enviar uma pergunta. Faça já sua assinatura e tenha também acesso a todo o conteúdo do DireitoNet.

Faça sua assinatura