Lei Maria da Penha e o ressarcimento de custos dos serviços de saúde

Lei Maria da Penha e o ressarcimento de custos dos serviços de saúde

A Lei nº 13.871/2019 altera a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) para dispor sobre a responsabilidade do agressor pelo ressarcimento dos custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde – SUS às vítimas de violência doméstica e familiar.

De acordo com o texto legal aquele que causar lesão, violência física, sexual ou psicológica fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive mediante ressarcimento de todos os custos relativos aos serviços de saúde para tratamento da vítima, de acordo com a tabela SUS.

Os atos penalizados são tanto por ação quanto por omissão, incluindo também as hipóteses de dano moral ou patrimonial, além dos custos dos dispositivos de segurança disponibilizados para o monitoramento das vítimas amparadas por medidas protetivas, os quais serão arcados pelo agressor.

O ressarcimento dos valores não poderá importar em ônus de qualquer natureza ao patrimônio da mulher e de seus dependentes e nem mesmo configurar atenuante ou ensejar possibilidade de substituição da pena aplicada.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Lei Maria da Penha

Resumo - Violência doméstica e familiar contra a mulher

Guia de estudo - Feminicídio

Notícia - Lei Maria da Penha e obrigação de contar no pedido condição sobre vítima portadora de deficiência

Notícia - Lei Maria da Penha e possibilidade de aplicação de medida protetiva de urgência por autoridade judicial ou policial

Veja mais atualizações sobre Lei Maria da Penha no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos