Genocídio

Genocídio

Genocídio consiste no extermínio de grupo por razões étnicas, raciais ou religiosas. De acordo com o artigo 1º, da Lei nº 2.889/56, "quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal: a) matar membros do grupo; b) causar lesão grave à integridade física ou mental de membros do grupo; c) submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial; d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; e) efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo; será punido: com as penas do art. 121, § 2º, do Código Penal, no caso da letra a; com as penas do art. 129, § 2º, no caso da letra b; com as penas do art. 270, no caso da letra c; com as penas do art. 125, no caso da letra d; com as penas do art. 148, no caso da letra e".

Fundamentação
  • Art. 7º, I, "d" do CP
  • Art. 1º, parágrafo único, I, da Lei nº 8.072/90
  • Arts. 1º a 6º da Lei nº 2.889/56
Referências bibliográficas
Temas relacionados
Veja mais sobre Genocídio no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Qual o juízo competente para julgar o crime de genocídio relacionado a disputa de direitos indígenas?

A competência para o crime de genocídio relacionado a disputa de direitos indígenas será sempre da Justiça Federal, nos termos do artigo 109, XI, da Constituição Federal.

Respondida em 09/04/2022
Poderá haver extradição de estrangeiro por crime de genocídio?

O artigo 6º da Lei nº 2.889/56 diz que as condutas ilícitas nela descritas não serão consideradas crimes políticos para efeitos de extradição. Ademais, o § 4º, do artigo 82 da Lei de Migração, dispõe: “O Supremo Tribunal Federal poderá deixar de considerar crime político o atentado contra chefe de Estado ou quaisquer autoridades, bem como crime contra a humanidade, crime de guerra, crime de genocídio e terrorismo”. Assim, poderá haver extradição de estrangeiro por crime de genocídio, uma vez que o artigo 5º, LII, da Constituição Federal só proíbe a extradição quando o estrangeiro tiver sido acusado de crime político ou de opinião.

Respondida em 09/04/2022
O genocídio é considerado delito hediondo?

De acordo com o artigo 1º, parágrafo único, I, da Lei n. 8.072/90, o genocídio, consumado ou tentado, é considerado delito hediondo. 

Respondida em 09/04/2022
Há concurso de crimes quando praticada mais de uma das condutas previstas na Lei nº 2.889/56?

O Supremo Tribunal Federal, ao julgar o Recurso Extraordinário 351.487/RR, fixou entendimento de que a realização de mais de uma das condutas previstas na Lei nº 2.889/56, em uma de suas alíneas ou em várias delas, constitui crime único de genocídio.

Respondida em 09/04/2022
É possível a tentativa no crime de genocídio?

É possível, caso que que será aplicada a regra especial da Lei nº 2.889/56, com a aplicação de dois terços da pena prevista para o crime consumado. Portanto, para o genocídio não se aplica o disposto no artigo 14, parágrafo único, do CP, que prevê redução da pena de um a dois terços para crimes tentados. 

Respondida em 09/04/2022
Quando se consuma o crime de genocídio?

A consumação ocorre no momento em que realizada qualquer das condutas típicas, ainda que não atingido o objetivo de destruir o grupo total ou parcialmente. Trata-se de crime formal.

Respondida em 09/04/2022
A lei brasileira é aplicada ao genocídio cometido no exterior se o agente for brasileiro?

Aplica-se a lei brasileira ao genocídio cometido no exterior se o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil, conforme o artigo 7º, I, “d”, do Código Penal.

Respondida em 09/04/2022
A pena do genocídio é aumentada se praticado por funcionário público?

Se o crime de genocídio for cometido por governante ou funcionário público, a pena será aumentada em um terço (artigo 4º da Lei nº 2.889/56).

Respondida em 09/04/2022
O concurso de pessoas é requisito para a prática do crime de genocídio?

O crime de genocídio pode ser cometido qualquer pessoa, trata-se de crime comum. Embora normalmente seja cometido por várias pessoas em concurso, tal circunstância não é requisito do delito.

Respondida em 09/04/2022
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos