Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI

É um imposto federal, que admite exceção ao princípio da legalidade no que tange a alteração da alíquota pelo Executivo, não se sujeita ao princípio da anterioridade, mas apenas ao princípio da noventena. O IPI será seletivo, em função da essencialidade do produto; não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores; não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior e terá reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei. O imposto sobre produtos industrializados tem como fato gerador o seu desembaraço aduaneiro, quando de procedência estrangeira; a sua saída dos estabelecimentos a que se refere o parágrafo único, do artigo 51, do CTN; e a sua arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão. A sua base de cálculo está prevista no artigo 47 do CTN. Contribuinte é o importador ou quem a lei a ele equiparar; o industrial ou quem a lei a ele equiparar; o comerciante de produtos sujeitos ao imposto, que os forneça aos contribuintes definidos no inciso anterior; e o arrematante de produtos apreendidos ou abandonados, levados a leilão. O lançamento do IPI é feito por homologação.

Fundamentação
  • Artigo 153, inciso IV, §§ 1º e 3º, da Constituição Federal
  • Artigos 46 a 51 do Código Tributário Nacional
Referências bibliográficas
  • ALEXANDRE, Ricardo. Direito Tributário Esquematizado. 6. ed. Método: São Paulo, 2012.
Temas relacionados
Veja mais sobre Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

O regime de não-cumulatividade abrange o IPI?

Sim, o regime da não-cumulatividade abrange o IPI, sendo assim, o contribuinte tem o direito de compensar o imposto cobrado anteriormente.

Respondida em 30/03/2022
O que se entende por seletividade e essencialidade dos produtos em questões envolvendo IPI?

A Constituição no artigo 153, §3º, inciso I, cuida da seletividade em função da essencialidade, sendo que a seletividade é concretizada pela alíquota, a qual possui percentual menor para os produtos essenciais e maiores para os produtos supérfluos. O aumento da alíquota é gradativo e varia conforme diminui a essencialidade.

Respondida em 30/03/2022
Como são fixadas as alíquotas de IPI?

Quanto as alíquotas do IPI, em face de ser esse um tributo seletivo, elas podem ser as mais diversas, por isso, a legislação específica adotou uma tabela de classificação para os produtos, denominada TIPI, onde podem ser encontradas as mais variadas alíquotas.

Respondida em 30/03/2022
Como é fixada a base de cálculo do IPI?

A base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados tem definição legal prevista no artigo 47, do Código Tributário Nacional, e depende sempre da hipótese de incidência, por isso ela é diferenciada.

Respondida em 30/03/2022
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos