Alexandre Sturion de Paula

Mestre em Direito Processual Civil pela UEL.

alexandresturion@yahoo.com.br

Artigos Publicados (18)

Responsabilidade consumerista no âmbito do Mercosul
Alexandre Sturion de Paula
Aborda resumidamente o conceito de consumidor e fornecedor pelos Estados-Membros do Mercosul e a disciplina da responsabilização consumerista por vício do produto no âmbito do Mercado Comum do Sul.
Internacional 17/09/2004
Federalismo e o Estado Brasileiro
Alexandre Sturion de Paula
Sintética abordagem do Federalismo e algumas de suas características, bem como o enquadramento do Estado Brasileiro como um Estado Federal.
Constitucional 15/09/2004
Jurisdição: conceito, escopos e espécies
Alexandre Sturion de Paula
O estudo do direito processual civil necessita de conhecimentos preliminares, ainda que elementares, do que venha a consistir a Jurisdição, pois é aí que transcorrerá o desenvolvimento do processo.
Civil 16/08/2004
Ação: conceito, natureza jurídica e condições
Alexandre Sturion de Paula
Objetiva o sintético estudo a análise das teorias da ação, sua concepção pelo CPC pátrio, sua natureza jurídica e condições.
Civil 06/08/2004
A anulação do Ato Constitutivo das Pessoas Jurídicas de Direito Privado no CC/02
Alexandre Sturion de Paula
Preconiza o parágrafo único do artigo 45 do CC/02: "Decai em 3 (três) anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro".
Civil 20/07/2004
PEC 29/00 - Reforma do Judiciário: E o fim da morosidade?
Alexandre Sturion de Paula
Não será a reforma constitucional do Judiciário que trará fim à morosidade perquirida por todos, mas sim a modificação das legislações, das codificações que, anacronicamente possibilitam uma infinidade de recursos meramente procrastinatórios.
Constitucional 18/02/2004
Notas sobre as lições sociológicas de David Émile Durkheim
Alexandre Sturion de Paula
O operador do Direito está intrinsecamente ligado a sociedade. Desta forma, salutar ao jurista o estudo de posicionamentos de estudiosos da Sociologia, a fim de compreender a análise dos fatos sociais.
Civil 24/09/2003
A Globalização e o Direito: Lições Filosóficas de André-Jean Arnaud
Alexandre Sturion de Paula
A globalização consiste numa temática que transcende ao enfoque meramente econômico. Está na pauta das discussões modernas mundiais, mormente pela sua direta e indireta influência no quotidiano da vida de qualquer cidadão do globo.
Internacional 12/09/2003
Os sistemas avaliativos do curso de Direito e de seu operador
Alexandre Sturion de Paula
Com o recente Exame Nacional dos Cursos e a discussão de sua reformulação, convém realizarmos algumas indagações acerca das avaliações, além desta, que cercam os operadores do Direito.
Civil 17/06/2003
Singela noção dos contratos mercantis
Alexandre Sturion de Paula
O Direito Comercial possui espécies de contratos que lhe são específicos. Neste sentido, interessante relembrar aspectos destes contratos mercantis.
Comercial 10/06/2003
A desestrutura familiar e os institutos da família substituta e da guarda sob a ótica do ECA
Alexandre Sturion de Paula
Com a desestrutura das células familiares como se percebe hodiernamente, institutos jurídicos se fazem necessários para que a criança não padeça pelas incongruências da família ou da sociedade.
Família 21/05/2003
Ética e dogmatismo jurídico entre os operadores do Direito
Alexandre Sturion de Paula
A ética vem sendo banalizada e a sua interpretação e conceito nuclear vem se dispersando, começando a ecoar em vão, como se percebe nos Cursos de Direito, que persistem desde há tempos, e não raro hoje, em formar despachantes forenses.
Constitucional 29/04/2003
O Programa Fome Zero e o Sistema Nacional de Seguridade Social
Alexandre Sturion de Paula
O Programa Fome Zero está no bojo da Seguridade Social ou é paralelo a esta? Brevíssima análise sobre a temática.
Administrativo 24/04/2003
Direito Alternativo e Hermenêutica
Alexandre Sturion de Paula
Tem o jurista o papel de transformar a realidade sócio-jurídica, através da defesa de comandos jurídicos que promovam a dignidade da pessoa humana. Para isto, pejorativo que o jurista não caia na tentação da neutralidade diante do sofrimento humano.
Civil 25/03/2003
Litisconsórcio: uma breve delimitação
Alexandre Sturion de Paula
O Litisconsórcio é o exemplo mor da pluralidade de partes. Objetiva-se, pois, destacar a posição de cada litisconsorte no processo (art. 48 CPC); a contagem de prazo, em razão da disposição no art. 49 CPC; obrigações e jurisprudência atinentes à temática.
Civil 14/03/2003
Noções sobre a Ação Civil Pública
Alexandre Sturion de Paula
Destaca a origem, o objetivo, a destinação, os legitimados e a tutela em geral da Ação Civil Pública, disposta pela Lei nº 7.347/85.
Processo Civil 12/03/2003
Contratos eletrônicos na relação de consumo
Alexandre Sturion de Paula
O comércio eletrônico avança a cada dia. Pelo menos 160 milhões de pessoas acessam a internet pelo menos uma vez ao mês na América Latina. Deve o Direito albergar este novo ramo que surge tão forte no seio da sociedade.
Comercial 03/03/2003
Costumes Internacionais
Alexandre Sturion de Paula
O Costume Internacional, espécie de norma formada pela reiterada prática dos sujeitos do Direito Internacional, possui elementos (material e subjetivo) peculiares.
Internacional 22/02/2003
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos