Organizações internacionais II
Integração econômica latino-americana, Tratado de Montevidéo, Tratado de 1980, Mercosul, Organismos Europeus, Comunidades Econômicas Européias, Organização da Unidade Africana e Organizações Internacionais Especializadas.
A Integração Econômica Latino-Americana
Em 1881, James Blaine, na época Secretário de Estado dos EUA, projetou uma reunião dos países do Continente Americano, em função da situação do país com relação aos outros países da América. Porém, tal projeto, que fora engavetado inicialmente, teve continuidade real quando se criou, no ano de 1889, e, em Washington, o Escritório Comercial das Repúblicas Americanas, que antecedeu a União Panamericana.
No princípio, quando da Conferência de Bogotá em 1948, apesar de não terem sido levados muito em consideração os problemas econômico-comerciais, foram dedicados os artigos 46 e 47 da Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA) às Normas Econômicas, criando-se o Conselho Interamericano Econômico Social. A sócio-economia sempre foi tida como um tópico muito importante, sendo que a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) realizou estudos espelhando-se na experiência europeia, para assim criar um órgão que integre a economia dos países americanos...