Concessão de linha de crédito para a mulher vítima de violência doméstica é objeto de proposta legislativa

Concessão de linha de crédito para a mulher vítima de violência doméstica é objeto de proposta legislativa

Em discussão o Projeto de Lei nº 403/2023 da Câmara dos Deputados que dispõe sobre a possibilidade de concessão de linha de crédito especial para a mulher vítima de violência doméstica e familiar, que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O texto apresentado indica que para ter acesso a linha de crédito, a vítima deverá ter registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, não sendo permitido, neste caso, a desistência da representação.

De acordo com os parâmetros elencados, o crédito disponibilizado deverá observar os seguintes critérios: (i) limite de financiamento de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por solicitante; (ii) carência máxima de até 120 (cento e vinte) dias para início do pagamento; (iii) a contratação poderá ser efetuada até 12 (doze) meses após o registro do primeiro boletim de ocorrência e (iv) a taxa média de juros não excederá a 5% (cinco por cento) ao ano, dentre outros requisitos.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Lei Maria da Penha
A Lei n° 11.340, de 07 de agosto de 2006, define os conceitos de violência doméstica e familiar, preceituando as suas formas e criando mecanismos de proteção à mulher.

Petição - Medida protetiva - Lei Maria da Penha
Requerente postula medida protetiva em decorrência de violência doméstica praticada pelo marido.

Resumo - Medidas protetivas de urgência à ofendida – Lei nº 11.340/06
Trata sobre as medidas destinadas à vítima de violência doméstica e familiar, de caráter pessoal e patrimonial, previstas nos artigos 23 e 24 da Lei Maria da Penha.

Resumo - Ação Penal Pública Condicionada à representação
A representação e o Ministério Público, conteúdo, aspectos formais, prazo e titularidade do direito de representação, retratação, representação e a Lei Maria da Penha.

Guia de Estudo - Violência doméstica e familiar contra a mulher
Aborda as formas de manifestação da violência doméstica, o sujeito ativo dos crimes, medidas protetivas de urgência, Juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, e outras peculiaridades da Lei Maria da Penha, da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.

Veja mais atualizações sobre Lei Maria da Penha no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos