Tipificação do crime de empréstimo consignado fraudulento é objeto de proposta legislativa

Tipificação do crime de empréstimo consignado fraudulento é objeto de proposta legislativa

O Projeto de Lei nº 3377 de 2021 da Câmara dos Deputados visa alterar o Código de Defesa do Consumidor para tipificar o crime de empréstimo consignado fraudulento.

A sugestão segue no sentido de incluir o artigo 66-A no texto da Lei nº 8.078/1990, nos seguintes termos: "depositar recursos financeiros, em conta bancaria de alguém, sem autorização do titular ou mediante fraude, a fim de gerar obrigação de pagamento de empréstimo consignado ou, mesmo sem ocorrer o depósito, providenciar desconto de prestações para quitar empréstimo inexistente".

Indica-se a pena de detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa, bem como a hipótese da pena ser duplicada se o crime é cometido contra idoso ou pessoa com deficiência.

Por fim, indica-se que na hipótese de crime culposo, a pena passaria ser de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.

Conteúdo atualizados DireitoNet

Resumo - Crimes contra as relações de consumo I
Legislação, noção, sujeito ativo e sujeito passivo, objeto jurídico, conduta típica, objeto material, elemento subjetivo e natureza jurídica, crimes contra as relações de consumo na legislação penal, e crimes contra a ordem econômica, tributária e relações de consumo (Lei nº 8.137/90).

Resumo - Crimes contra as relações de consumo II
Crimes contra a relação de consumo no Código de Defesa do Consumidor (artigos 62 ao 72).

Resumo - Crimes contra as relações de consumo III
Crimes contra a relação de consumo no Código de Defesa do Consumidor (artigos 73 e 74), concurso de pessoas, circunstâncias agravantes, pena de multa, penas restritivas de direitos, fiança, outras disposições processuais, e Juizado Especial Criminal.

Guia de estudo - Crimes contra a relação de consumo
Legislação, noção, sujeito ativo e sujeito passivo, objeto jurídico, conduta típica, objeto material, elemento subjetivo e natureza jurídica, crimes contra as relações de consumo na legislação penal e no Código de Defesa do Consumidor, concurso de pessoas, circunstâncias agravantes, pena de multa, penas restritivas de direitos, fiança, outras disposições processuais, e Juizado Especial Criminal.

Guia de estudo - Práticas abusivas do CDC
Abuso de direito, práticas comerciais, cláusulas abusivas, publicidade abusiva e práticas abusivas dos artigos 39 a 41 do Código de Defesa do Consumidor.

Veja mais atualizações sobre Crimes contra Consumidor no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos