Aumento na pena do crime de feminicídio é objeto de proposta legislativa

Aumento na pena do crime de feminicídio é objeto de proposta legislativa

O Projeto de Lei da Câmara n. 1134/2021 visa alterar o Código Penal para aumentar a pena do crime de feminicídio.

De acordo  com o texto apresentado, a pena do feminicídio será aumentada até o dobro se o crime for praticado durante a gestação e até a maioridade do descendente da mulher e terá o mesmo aumento se praticado contra pessoa menor de idade, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência ou portadora de doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física ou mental, independentemente da idade.

As causas de aumento de pena também se referem às hipóteses de crime praticado na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima, bem como em casos de descumprimento das medidas protetivas de urgência.

Nesse contexto, o aumento de casos de feminicídio indica a necessidade de adoção de medidas mais rígidas pela legislação.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Feminicídio
Trata-se sobre a inclusão da qualificadora do homicídio contra a mulher ao artigo 121, do Código Penal, pela Lei nº 13.104/15 e sua competência.

Guia de estudo - Feminicídio
Trata-se sobre a qualificadora do artigo 121, do Código Penal, que regula o homicídio contra a mulher, e sua competência.

Petição - Denúncia - Feminicídio
Ministério Público oferece denúncia contra marido que, agindo com vontade e determinação de matar, por motivo fútil, contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, causou em sua esposa lesões suficientes para lhe ocasionar a morte.

Resumo - Crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência
Trata sobre o crime previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha, o bem jurídico tutelado, sujeitos, tipo objetivo, objeto material, tipo subjetivo, consumação e tentativa, concessão de fiança pela autoridade policial, pena, ação penal e outras sanções aplicáveis.

Notícia - PEC visa tornar feminicídio crime inafiançável e imprescritível

Veja mais atualizações sobre feminicídio no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos