PEC visa tornar feminicídio crime inafiançável e imprescritível

PEC visa tornar feminicídio crime inafiançável e imprescritível

A Proposta de Emenda à Constituição PEC nº 75/2019 estabelece a hipótese de que o crime de feminicídio, previsto no artigo 121, §2º, inciso VI, do Código Penal, passe a constituir crime inafiançável e imprescritível, com a respectiva alteração do inciso XLII do artigo 5º da Constituição Federal.

Com efeito, o Congresso Nacional aprovou em 2006 a Lei Maria da Penha e em 2015 a Lei do Feminicídio, mas de acordo com o texto da proposição ainda seria necessária a adoção de novas medidas, já que os registros de feminicídio cresceram significativamente no período.

De acordo com a justificativa da proposta, o mapa da violência aponta números alarmantes de mortes apenas pela condição da vítima ser mulher. Além disso, seria necessário transmitir aos agressores a percepção de que a violência contra mulher será severamente punida pela ação estatal.

A análise legislativa aponta, ainda, que o constituinte determinou que o racismo e a ação de grupos armados contra o Estado fossem imprescritíveis, mas, em momento algum, asseverou que a imprescritibilidade não pudesse ser alargada pela Lei.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Violência doméstica e familiar contra a mulher

Resumo - Feminicídio

Notícia - O problema social da violência contra a mulher

Resumo - Lei Maria da Penha

Guia de Estudo - Violência doméstica e familiar contra a mulher

Veja mais atualizações sobre crimes de violência contra mulher no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos