Prorrogação da isenção de IPI na aquisição de veículos por autônomos e pessoas com deficiência é objeto de novo projeto de lei

Prorrogação da isenção de IPI na aquisição de veículos por autônomos e pessoas com deficiência é objeto de novo projeto de lei

O Projeto de Lei nº 5149/2020 do Senado Federal visa prorrogar a vigência da Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, que dispõe sobre a Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas portadoras de deficiência física.

De acordo com o texto inicial apresentado, a prorrogação na isenção de IPI nas hipóteses em tela seria determinada até a data de 31 de dezembro de 2026, alterando-se o regramento que estabelece a vigência do incentivo fiscal até o final do ano de 2021.

Destaca-se que pessoas portadoras de deficiência incorrem em custos e em dificuldades, que seriam apenas parcialmente compensados pela isenção do IPI, bem como o intuito do projeto em questão também seria assegurar melhores condições a muitos trabalhadores autônomos de transporte de passageiros, que diante do cenário atual incorrem em dificuldade em encontrar vagas de emprego formal.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
Histórico, conceito, base de cálculo e alíquota, produto não-tributado, seletividade e essencialidade do produto, não-cumulatividade do IPI, fato gerador, contribuintes, lançamento, crédito-energia elétrica, imunidade e não-incidência, natureza fiscal e extrafiscal.

Resumo - Impostos
Classificação dos impostos em pessoal e real, imposto direto e indireto, imposto proporcional e progressivo, imposto fixo, monofásico e plurifásico, impostos cumulativos e não cumulativos, imposto nominado e inominado, imposto regulatório, e imposto seletivo e adicional.

Resumo - Processo administrativo tributário I
Considerações gerais, normas básicas sobre o processo administrativo e consulta em matéria tributária.

Resumo - Processo administrativo tributário II
Processo administrativo tributário federal, estadual e municipal.

Dicionário jurídico - Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI

Veja mais atualizações sobre IPI e Direito Tributário no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos