Discutida possibilidade de aumento de pena em crimes de estelionato e fraude praticados pela internet

Discutida possibilidade de aumento de pena em crimes de estelionato e fraude praticados pela internet

O Projeto de Lei nº 4161/2020 do Senado Federal visa alterar o Código Penal com intuito de agravar as penas cominadas aos crimes de estelionato e de fraude no comércio eletrônico quando cometidos por meio da rede mundial de computadores.

De acordo com o texto do projeto, no caso do crime de estelionato, se a conduta é praticada por intermédio da rede mundial de computadores, a pena é aumentada de dois terços. Já no caso de fraude no comércio, praticada pela internet, será aplicada a mesma pena do crime de estelionato e o respectivo aumento.

A justificativa segue no sentido de que o isolamento social, adotado como forma de enfrentamento à pandemia de covid-19, mudou acentuadamente o hábito do consumidor, que incrementou as compras pela internet e, por consequência, houve um significativo aumento das fraudes - estelionatos e fraudes no comércio - efetuadas pela rede mundial de computadores.

Por fim, destaca-se que o endurecimento da resposta penal, nesses casos, justifica-se pela sofisticação do meio utilizado, com maior possibilidade de convencimento da vítima, bem como o potencial alcance da conduta.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Estelionato e outras fraudes I
Objeto jurídico, elementos do tipo e sujeitos do crime, momento consumativo, tentativa, e elemento subjetivo.

Resumo - Estelionato e outras fraudes II
Formas simples, privilegiada e equiparada, estelionato contra idoso, concurso de crimes, diferenças para outros crimes, e ação penal.

Guia de estudo - Crimes contra o patrimônio
Tudo o que você precisa saber sobre os Crimes contra o patrimônio: furto, roubo, extorsão, usurpação, dano, apropriação indébita, estelionato, receptação, entre outros.

Guia de estudo - Estelionato
Objeto jurídico, elementos do tipo e sujeitos do crime, momento consumativo, tentativa, elemento subjetivo, formas simples, privilegiada e equiparada, estelionato contra idoso, concurso de crimes, diferenças para outros crimes, e ação penal.

Guia de estudo - Furto
Sujeitos, conduta, voluntariedade, consumação e tentativa, qualificadoras, majorantes de pena, forma privilegiada e cláusula de equiparação, ação penal, princípio da especialidade e furto de coisa comum.

Veja mais atualizações sobre crimes contra o patrimônio no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos