Discutida possibilidade de dedução de imposto de renda relativo a despesas com testes para Covid-19

Discutida possibilidade de dedução de imposto de renda relativo a despesas com testes para Covid-19

O Projeto de Lei nº 4451/2020 da Câmara dos Deputados visa possibilitar às pessoas jurídicas a dedução em dobro, do imposto de renda devido, das despesas efetuadas com a realização de testes para Covid-19 em seus empregados, durante a vigência da situação de calamidade pública.

De acordo com a sugestão apresentada, no casos especificados a dedução não poderá exceder a cinco por cento do imposto devido, bem como não exclui ou reduz outros benefícios, abatimentos e deduções em vigor, não se sujeita aos limites neles previstos, nem integra o somatório para aferição dos limites.

O projeto também prevê a obrigatoriedade de disponibilização e fornecimento dos dados relativos aos testes realizados às autoridades sanitárias da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Ainda, eventual infração sujeita o contribuinte ao pagamento do valor do imposto devido, além das penalidades e demais acréscimos legais, sendo que, nas hipóteses de dolo, fraude ou simulação, ainda há possibilidade de aplicação de multa correspondente a duas vezes o valor da vantagem recebida indevidamente.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) I
Breve histórico do IR no mundo e no Brasil, competência e campo de incidência, IR na Constituição Federal de 1988, conceito de renda e provento, generalidade, universalidade e progressividade, princípio da irretroatividade e da anterioridade, IR no CTN, disponibilidade econômica.

Resumo - Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) II
Obrigação principal e acessória, contribuintes do IRPJ, alíquota e lucro real, opção pelo recolhimento mensal por estimativa, livro de apuração do lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado, dupla tributação do lucro na PJ e na PF, eliminação e preço de transferência.

Contrato - Declaração de dependência para fins de Imposto de Renda
Declarante apresenta o nome de seu dependente para fins de retenção do Imposto de Renda.

Resumo - Processo administrativo tributário I
Considerações gerais, normas básicas sobre o processo administrativo e consulta em matéria tributária.

Resumo - Processo administrativo tributário II
Processo administrativo tributário federal, estadual e municipal.

Veja mais atualizações sobre Imposto de Renda no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos