Notícias

Discutida a possibilidade de suspensão de ordens de despejo durante a pandemia

Fonte: DireitoNet

O Projeto de Lei nº 2093/2020, da Câmara dos Deputados, visa suspender o cumprimento de sentença das ações de despejo envolvendo imóveis locados a pessoas físicas e imóveis comerciais, mediante alterações na Lei do Inquilinato, Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991.

De acordo com o texto apresentado, o cumprimento de sentença das ações de despejo fica suspenso de 20 de março de 2020 até o dia 31 de outubro de 2020, desde que a falta de pagamento das obrigações seja motivada comprovadamente em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Com efeito, a cobrança das parcelas em atraso pode ser realizada judicialmente, sendo suspensa apenas eventual ordem de despejo. A justificativa segue no sentido de que a melhor maneira de resolver é oportunizar a revisão de contratos e evitar os despejos, ainda mais considerando que muitos imóveis comerciais locados servem como fonte única de renda.

De igual modo, o texto da propositura também baseia-se no disposto no artigo 393 do Código Civil, ou seja, na hipótese de excludente de responsabilidade em que o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Lei de Locações I
Espécies, conceitos, natureza, capacidade, objeto, aluguel, obrigações do locador e do locatário nas obrigações em geral, prazo e alienação da coisa locada na locação em geral.

Resumo - Lei de Locações II
Locação predial e a Lei do Inquilinato, locações regidas pelo Código Civil e Leis Especiais, locação residencial: hipóteses de denúncia vazia ou imotivada e desfazimento da locação, e locação para temporada.

Resumo - Ação de Despejo I
Ação de despejo como única forma de o locador reaver o imóvel e exceções, hipóteses de despejo, e notificação.

Resumo - Ação de Despejo II - Novo CPC – Lei n° 13.105/15
Legitimidade ativa e passiva, prova de propriedade nas ações de despejo, liminares, prazos para desocupação, caução e execução provisória do despejo, execução definitiva, ciência a sublocatários e fiadores, e sentença.

Guia de Estudo - Ação de Despejo
Ação de despejo como única forma de o locador reaver o imóvel e exceções, hipóteses de despejo, notificação, liminares, prova de propriedade nas ações de despejo, principais aspectos processuais como foro competente, legitimidade ativa e passiva, valor da causa, petição inicial, procedimento, prazos para desocupação, caução e execução provisória do despejo, execução definitiva, ciência a sublocatários e fiadores, e sentença.

Veja mais atualizações sobre Lei do Inquilinato no DireitoNet

Fonte: DireitoNet

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet