Notícias

Redução do valor de mensalidades de instituições privadas de ensino é objeto de discussão legislativa

Fonte: DireitoNet

O Projeto de Lei nº 2259/2020 da Câmara dos Deputados visa possibilitar a redução do valor das mensalidades em, no mínimo, 30% (trinta por cento), das instituições privadas de ensino médio, fundamental e infantil, enquanto perdurar a pandemia do Covid-19.

O projeto também visa estabelecer que as mensalidades já pagas, no período, em seu valor integral, terão os percentuais reembolsados pela instituição de ensino, depois de decretado o fim da calamidade pública.

Nesse aspecto, a justificativa do projeto ressalta que, com a suspensão das atividades escolares, as instituições tiveram suas despesas fixas reduzidas, como despesas com água, luz, alimentação, manutenção, material de expediente, entre outras, motivo pelo qual se mostraria razoável reduzir o valor das mensalidades.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Relação jurídica de consumo
Aborda o conceito de consumidor e de fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mencionando todas as características e peculiaridades de cada qual.

Resumo - Direito do Consumidor
Prazo de garantia; garantia legal, contratual, complementar e oferta; produto/serviço durável ou não; contagem do prazo; vício de fácil constatação e oculto; produtos usados; finalidade e adequação; vedada a exoneração do fornecedor; manual de instrução.

Notícia - Instituído regime emergencial para as relações jurídicas de Direito Privado no período da pandemia

Artigo - Validade dos contratos e assinaturas eletrônicas em tempos de pandemia

Artigo - A perspectiva de mudança urgente do rito executivo de títulos extrajudiciais com o advento da pandemia Covid-19

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidorno DireitoNet

Fonte: DireitoNet

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet