FGTS pode ser utilizado para aquisição de próteses por trabalhadores deficientes

FGTS pode ser utilizado para aquisição de próteses por trabalhadores deficientes

Trabalhadores portadores de deficiência física podem utilizar recursos do FGTS para aquisição de órtese e prótese, mediante prescrição médica. Essa medida foi instituída por intermédio do Decreto nº 9.345/18.

Para movimentação da conta FGTS é necessário o requerimento formal do trabalhador, juntamente com a apresentação de laudo médico que ateste a condição de pessoa com deficiência, a espécie e o grau ou o nível da deficiência, bem como prescrição médica que indique a necessidade de utilização de órtese ou prótese.

O objetivo é promover a acessibilidade e a inclusão social do trabalhador com deficiência, observadas as condições estabelecidas pelo Agente Operador do FGTS, inclusive o valor limite movimentado por operação e o interstício mínimo entre movimentações realizadas em decorrência da referida aquisição, que não poderá ser inferior a dois anos.

Para efeitos da norma, o trabalhador com deficiência é definido como aquele que tem impedimento de longo prazo de natureza física ou sensorial. A questão do impedimento de longo prazo é definida como a produção de efeitos pelo prazo mínimo de dois anos, acarretando em possível obstrução da participação plena e efetiva do trabalhador na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Petição - Solicitação de saldo do FGTS pelo empregador à Caixa Econômica Federal

Resumo - Saque do FGTS e contas inativas - Lei nº 13.446/17

Contrato - Procuração para saque do FGTS

Guia de Estudo - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS

Veja mais atualizações sobre FGTS no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos