PEC objetiva a redução de IPTU com critérios baseados em responsabilidade ambiental

PEC objetiva a redução de IPTU com critérios baseados em responsabilidade ambiental

Proposta de Emenda à Constituição PEC 13/2019 propõe a não incidência de Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU sobre áreas de vegetação nativa, bem como a possibilidade de fixação da alíquota com base no reaproveitamento de águas pluviais, no reuso da água servida, no grau de permeabilização do solo e na utilização de energia renovável.

Em linhas gerais, a proposta visa a alteração do artigo 156 da Constituição federal, para estabelecer critérios ambientais para a cobrança de IPTU e desonerar a parcela do imóvel com vegetação nativa.

As alíquotas do IPTU não seriam diferenciadas apenas em virtude do valor, da localização e do uso do imóvel, mas também de acordo com critérios baseados em responsabilidade ambiental.

Ainda, de acordo com o texto da proposta, a inserção do regramento no texto da Constituição Federal servirá para chamar atenção ao tema e estimular as municipalidades no sentido da implementação da medida, sempre dentro das suas possibilidades financeiras.

Por fim, a fixação de parâmetros constitucionais também representa a atribuição de maior uniformidade às normas municipais, aumentando a segurança jurídica do próprio sujeito ativa da exação e também dos contribuintes.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

Resumo - Impostos

Petição - Ação anulatória de débito fiscal (IPTU) - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)

Dicionário  Jurídico - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU

Guia de Estudo - Tributos em espécie

Veja mais atualizações sobre IPTU no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos