Projeto criminaliza a evasão de estabelecimento prisional ou local de internação

Projeto criminaliza a evasão de estabelecimento prisional ou local de internação

O Projeto de Lei nº 4578/2019 visa criminalizar a evasão de estabelecimento prisional ou de local de internação, de modo que o tipo penal indicado corresponde a evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivíduo submetido a medida de segurança detentiva.

A pena indicado é detenção de um a seis meses. Aumenta-se a pena de um terço até metade se o agente se vale de meio ardiloso.

Outrossim, se o crime é cometido com uso de violência a pena é de detenção, de três meses a um ano, além da pena correspondente à violência.

De acordo com o texto do projeto, embora atualmente a conduta seja, em regra, atípica, o comportamento enseja a aplicação de sanções relacionadas à execução penal (perda de até 1/3 do tempo remido, regressão de regime, saída temporária, etc.), visto que se trata de falta grave.

Contudo, seria necessário aumentar a reprimenda da evasão, bem como da tentativa de evasão, mediante a criminalização de tais condutas.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de Estudo - Execução Penal

Resumo - Direitos e deveres do condenado

Resumo - Órgãos da execução penal

Resumo - Estabelecimentos penais

Resumo - Incidentes da Execução Penal

Veja mais atualizações sobre Execução Penal no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos