Projeto discute obrigação de preso a arcar com as próprias despesas da prisão

Projeto discute obrigação de preso a arcar com as próprias despesas da prisão

O Projeto de Lei do Senado nº 580 de 2015 visa alterar a Lei de Execução Penal para estabelecer a obrigação do preso ressarcir o Estado das despesas com a sua manutenção no sistema prisional, mediante recursos próprios ou por meio de trabalho.

De acordo com o texto original do projeto, é grave a situação do sistema prisional brasileiro e a principal razão está na falta de recursos para mantê-lo.

O artigo 39, inciso VIII, da Lei de Execução Penal estabelece como dever do condenado, a indenização ao Estado, quando possível, das despesas realizadas com a sua manutenção, mediante desconto proporcional da remuneração do seu trabalho e, por sua vez, o artigo 29, § 1º, alínea “d”, da LEP estabelece que o produto da remuneração pelo trabalho do preso será destinado ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção a ser fixada.

O projeto indica que essas premissas devem se aplicar ao condenado que não possui condições econômicas para ressarcir ao Estado as despesas com a sua manutenção, mas sendo situação diversa a do preso que reúne condições econômicas, como, por exemplo, os condenados por corrupção, lavagem de dinheiro ou crimes financeiros, que devem então promover o ressarcimento ao Estado, independentemente do disposto na LEP.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Regimes - Execução penal

Resumo - Direitos e deveres do condenado

Resumo - Trabalho do preso - Execução Penal

Resumo - Noções gerais sobre execução penal

Guia de estudo - Trabalho do preso

Veja mais atualizações sobre sistema prisional no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos