Medida Provisória da Liberdade Econômica representa impacto em várias áreas do Direito

Medida Provisória da Liberdade Econômica representa impacto em várias áreas do Direito

A Medida Provisória nº 881, de 30 de abril de 2019, institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelecendo garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório e outras providências.

Em linhas gerais, o objetivo da chamada MP da Liberdade Econômica é diminuir a burocracia no país e direcionar o Poder Público apenas no controle e fiscalização de atividades de alto risco.

No âmbito do exercício da atividade econômica, a Medida Provisória trata das diretrizes para o Poder Público perante os particulares e sobre a eliminação ou simplificação de procedimentos administrativos e judiciais no âmbito da Administração Pública.

Ainda, o disposto na Medida Provisória será observado na aplicação e na interpretação do direito civil, empresarial, econômico, urbanístico e do trabalho, além do exercício das profissões, juntas comerciais, produção e consumo e proteção ao meio ambiente.

O texto da norma detalha a disciplina da desconsideração da personalidade jurídica (art. 50, do Código Civil), com o intuito de proteger os empreendedores que não dispõem de condições de litigar até as instâncias superiores.

Também fica admitida a sociedade limitada com apenas um sócio (sociedade limitada unipessoal), no novo parágrafo único do artigo 1.052 do Código Civil, seguindo tendência de países como Alemanha, China e Estados Unidos.

Por fim, fica extinto o Fundo Soberano do Brasil – FSB, fundo especial de natureza contábil e financeira, vinculado ao Ministério da Economia, criado pela Lei nº 11.887, de 24 de dezembro de 2008.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Intervenção

Guia de Estudos - Intervenção Estatal

Resumo - Desconsideração da personalidade jurídica - Lei nº 13.467/17

Resumo - Sociedades empresárias

Resumo - Pessoas Jurídicas - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Veja mais atualizações sobre intervenção estatal no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos