OAB critica banalização do vazamento de dados de escutas telefônicas

OAB critica banalização do vazamento de dados de escutas telefônicas

Ao sair hoje (03) de audiência com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, criticou, durante entrevista, a "banalização" do vazamento de informações obtidas por meio do instrumento da interceptação telefônica. "Está banalizado demais. Não o instrumento das escutas telefônicas, mas os vazamentos e os noticiários, que divulgam informações que sabem que são ilegais e violam mecanismos constitucionais importantes". Na avaliação de Tuma Junior, as alterações à lei das escutas não são prioridade. Para ele, o que falta é punição.

"Não acho que se tenha que alterar a legislação ou endurecer as punições contra o vazamento de informações. A própria lei de interceptação telefônica prevê que isso é crime e traz mecanismos de punição. Temos que começar a fazer uso dessa punição", afirmou o secretário nacional de Justiça. "Antes de alterar a lei é preciso cumpri-la. Tem havido a ineficácia do cumprimento dela, a ineficácia do ente punitivo".

Ainda segundo Tuma, a lei prevê punição não só para quem vaza informações, mas para quem a divulga também. "Há que se ter um consenso também para que as pessoas não divulguem as informações que sabem que são criminosas. Temos que ter coragem para punir e temos que levar a frente o seguinte debate: qual é a responsabilidade de cada um nesse processo de divulgação daquilo que é proibido divulgar?"

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos