Fabiano Leniesky

Fabiano Leniesky, OAB/SC 54888. Formado na Unoesc. Advogado Criminalista. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal. Pós-graduado em Advocacia Criminal. Pós-graduado em Ciências Criminais. Pós-graduado em Direito Probatório no Processo Penal.

flenieskyadv@uol.com.br

Artigos Publicados (20)

A intimação e o tempo mínimo para o preparo da defesa penal
Fabiano Leniesky
É justo que se respeite, sob pena de nulidade, a norma prevista no art. 218, § 2º, do CPC/2015, c/c o art. 3º do Código de Processo Penal, que prevê um tempo necessário para que as partes e, especialmente, os advogados, possam se preparar de forma adequada a defesa do réu.
Penal 12/01/2022
A sustentação oral e a inversão na ordem de manifestação das partes no processo penal
Fabiano Leniesky
É flagrante a ofensa à Carta Magna, então, da regra que prevê a manifestação do Ministério Público após a sustentação oral do defensor na tribuna, a qual, inclusive, pode ser objeto de suscitação do incidente de inconstitucionalidade na própria sessão de julgamento.
Processo Penal 11/09/2021
Acordo de não persecução penal após a denúncia: possibilidade
Fabiano Leniesky
Após a denúncia, até antes da sentença, também é viável o oferecimento do ANPP, desde que preenchidos os requisitos legais, sendo irrelevante a data da prática do fato delituoso.
Penal 30/12/2020
O descumprimento do acordo de não persecução penal e a (in)validade da confissão como prova no processo penal
Fabiano Leniesky
O Pacote Anticrime, alterou o Código de Processo Penal e introduziu mais uma ferramenta na chamada justiça “consensual” ou “negociada”, a exemplo dos benefícios da transação penal e da suspensão condicional do processo.
Processo Penal 23/12/2020
Excesso de prazo no julgamento da apelação criminal: a quantidade da pena importa?
Fabiano Leniesky
Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade devem nortear a atuação de todos os sujeitos do processo, o que inclui o cumprimento dos prazos legais em tempo razoável como regra do “jogo”, em respeito à boa-fé e à eficiência.
Penal 16/11/2020
Acordo de não persecução penal: a (in)constitucionalidade do requisito da confissão
Fabiano Leniesky
Não há dúvida de que o ANPP é mais benéfico do que uma condenação criminal. Porém, a lei exige que o investigado confesse a prática delituosa.
Penal 04/11/2020
O comportamento da vítima na dosimetria da pena
Fabiano Leniesky
A circunstância judicial do comportamento da vítima, caso não seja neutra, pode atenuar a reprimenda do réu, desde que a pena-base tenha sido fixada acima do mínimo legal, em razão de alguma circunstância judicial negativa, sendo inviável a sua utilização em desfavor do acusado.
Penal 11/06/2020
A prova no processo penal e a obtenção de informações de usuários de serviços de empresas sediadas no exterior
Fabiano Leniesky
Há dificuldade, porém, ao menos em determinados casos, de se comprovar a autoria de crimes quando a justiça depende de informações que só estão disponíveis nos provedores ou em data centers localizados no exterior, sede de algumas instituições bancárias e de empresas como Facebook, Whatsapp, Google.
Penal 09/05/2020
A (i)licitude da prova do DNA decorrente da extração de material genético de objetos descartados pelo agente
Fabiano Leniesky
Não há falar em autorização judicial para a coleta do objeto contendo o material orgânico destinado à extração e identificação do DNA, já que a hipótese não requer a expedição de mandado de busca e apreensão (arts. 240 e seguintes do CPP).
Processo Penal 06/02/2020
Os antecedentes criminais e a sua ilegal perpetuidade
Fabiano Leniesky
Transcorrido o prazo depurador previsto no art. 64, I, do Código Penal, a sentença penal condenatória não pode servir como antecedente criminal para fins de majorar a pena-base do acusado.
Penal 10/12/2019
A sentença condenatória e a detração penal
Fabiano Leniesky
O objetivo do legislador, por questões de política criminal e a fim de atender ao princípio constitucional da individualização da pena, foi antecipar o reconhecimento de direito que será concedido em momento posterior, qual seja, a transferência do apenado para regime prisional mais brando.
Processo Penal 27/11/2019
A detração penal e as medidas cautelares diversas da prisão
Fabiano Leniesky
Em muitos casos, durante o curso do processo, o acusado é preso preventivamente e o juiz, verificando que não estão mais presentes os requisitos do art. 312 do CPP, substitui a segregação provisória pelas medidas cautelares previstas no art. 319 do CPP.
Processo Penal 19/11/2019
A (i)legalidade do reconhecimento pessoal realizado ante a recusa do acusado
Fabiano Leniesky
Não se pode perder de vista que o réu possui o “direito de não comparecer” aos atos processuais, ou seja, possui o “direito de ausência”, garantias que decorrem do direito de não produzir prova contra si mesmo.
Processo Penal 01/11/2019
A revisão criminal contra sentença condenatória contrária à evidência dos autos e a (in)viabilidade do reexame das provas
Fabiano Leniesky
Quando a sentença condenatória é contrária à evidência dos autos, é comum o indeferimento do pleito ao argumento de que há mera rediscussão e/ou reexame de matéria já decidida em sede de recurso de apelação.
Penal 21/10/2019
Legalidade da prisão em flagrante realizada por policiais lotados em circunscrição diversa
Fabiano Leniesky
Em que pese a polícia não exerça jurisdição, os policiais possuem atribuições, o que não se confunde com competência, especialmente porque não estão submetidos às regras previstas nos arts. 70 e 71 do CPP.
Processo Penal 20/09/2019
A falta médica disciplinar e a prescrição da pretensão punitiva
Fabiano Leniesky
Abordagem sobre prescrição da pretensão punitiva em relação a falta médica disciplinar.
Civil 05/09/2019
A audiência de custódia e a prova no Processo Penal
Fabiano Leniesky
Na prática, ao menos em algumas audiências de custódia, o preso é questionado sobre os fatos e acaba por produzir prova sobre a conduta que culminou na prisão, especialmente nos casos de prisão em flagrante, preventiva ou temporária.
Processo Penal 04/09/2019
O Projeto de Lei nº 3.789/2019 e os honorários advocatícios de origem ilícita
Fabiano Leniesky
Análise sobre o Projeto de Lei nº 3.789/2019 que trata de honorários advocatícios de origem ilícita.
Penal 10/08/2019
A revisão criminal e o princípio constitucional da soberania dos veredictos
Fabiano Leniesky
E em relação às decisões advindas do Tribunal do Júri, é possível? Eventual absolvição no segundo grau de jurisdição não viola a “soberania dos veredictos”?
Penal 20/07/2019
Lei de drogas e a dosimetria da pena: agravamento do regime prisional com base na natureza e na quantidade do entorpecente
Fabiano Leniesky
Se o julgador deixou de utilizar a natureza e a quantidade da droga na fixação da pena basilar como circunstância negativa (art. 59 do CP), não pode fixar regime mais severo somente com base no art. 42 da Lei n. 11.343/2006.
Penal 24/06/2019
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos