Know-how
Significado, noção, elementos, know-how e assistência técnica, natureza jurídica, valor econômico (proteção), transferência (modalidades), fases de formação do contrato, extinção.
- Significado da expressão Know-how
- Noção do know-how
- Diferença entre Know-how e contrato de know-how
- Elementos do know-how
- Know-how e assistência técnica
- Natureza jurídica do Know-how
- Valor Econômico - Proteção
- Transferência de Know-how
- Modalidades de transferência
- Natureza Jurídica do Contrato de Know-how
- Formação do contrato - fases
- Extinção do contrato de know-how
- Referência Bibliográfica
Significado da expressão Know-how
A expressão know-how surgiu no campo do direito industrial no ano de 1916, mas só se tornou conhecida mais tarde, no ano de 1953, quando passou a ser utilizada entre os americanos.
Da América ela passou pela Europa e hoje a expressão know-how é usada no mundo todo. Essa expressão nada mais é do que a observação de uma frase, the know-how to do it, que traduzida significa "saber como se faz alguma coisa". Alguns países, como a França, tentaram traduzir a expressão, sendo assim sugerida a sua substituição por savoir-fire, por secret téchnique etc. Mas, o que realmente ocorre é que essas traduções não alcançam o sentido exato do know-how.
A expressão know-how é usada por todos que se utilizam dos conhecimentos especiais que constituem o know-how. Em nosso país, a expressão know-how é usada comumente, e muitas vezes é utilizada até de forma abusiva, pois há muita confusão entre know-how e assistência técnica.
Noção do know-how
Há inúmeras definições de know-how...